Abastecimento de água é prejudicado
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de janeiro de 2005
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou ontem que o tempo no Norte do Estado só deve melhorar a partir de amanhã, quando a nebulosidade diminui e a temperatura aumenta, devendo variar entre a mínima de 22 e a máxima de 33 graus. Mas o aumento do calor poderá provocar pancadas moderadas de chuva à tarde. Para hoje, a previsão ainda é de nebulosidade com períodos de sol. De acordo com o meteorologista Marcelo Brauer, a frente fria que bloqueou as chuvas permanece estacionada sobre o Sudeste.
As chuvas comprometeram o fornecimento de água tratada em Londrina, Maringá e Cambé, além de Apucarana. Em Londrina, 50% dos consumidores ficaram com as torneiras secas. Como o sistema é integrado à Cambé, a cidade também foi afetada. Em Maringá, pelo menos 90 mil consumidores não receberam água ontem. O abastecimento foi prejudicado por causa da turbidez da água captada nos mananciais destes municípios. A Sanepar recomenda que a população economize água já que a unidade de captação do Rio Tibagi teve sua operação reduzida em 50%. Em Cambé, 30% da população também sofre com a falta d'água.
O gerente da Sanepar em Maringá, José Fernando de Oliveira, explicou que a concentração de chuva na bacia do Rio Pirapó também alterou a qualidade da água. A captação teve de ser interrompida porque a água estava muito suja. O estoque dos reservatórios acabou ontem à tarde e o fornecimento foi interrompido.


