Abandono de mascotes também traz problemas
Outro fator que pode contribuir para o aparecimento de animais silvestres no perímetro urbano é o abandono de bichos que antes eram criados como de estimação. Em Londrina, a Polícia Ambiental chegou a encontrar uma cobra exótica na cidade. O animal, conhecido como Corn Snake, é natural dos Estados Unidos.
"Quem se atreve a ter um animal silvestre dentro de casa precisa fazer isso legalmente e entender que esse animal terá necessidades e hábitos diferentes dos demais", alerta o pesquisador Rogério Lange. Ele destaca que, quando adquiridos em beiras de estradas ou junto a traficantes de animais, estes bichos podem apresentar muito mais do que o risco de punição legal. "A prática ameaça a conservação da espécie, o patrimônio do cidadão a fauna, que é parte da nossa identidade cultural. Fora o risco de zoonoses", salienta.
O mesmo sinaliza Roberto Vieto, coordenador da área de animais silvestres da World Animal Protection, organização não governamental que atua mundo afora na proteção animal desde 1950. "É comum pessoas que têm esses animais em casa desistirem e soltá-los ou o animal escapar das casas", pontua. Na opinião dele, as mudanças climáticas e o manejo inadequado de resíduos também podem ter um papel significativo nestas migrações. "A cada dia isso está aumentando. É importante que tomemos cuidado com nossa forma de reagir ao aparecimento desses animais. Temos que zelar pelo bem-estar deles. Não dá para levar para casa", observa o ativista.(A.L.)





