Quantos sinônimos existem para buraco? Valeta, cratera, depressão, cova, barranco... Qual deles descreve melhor o rombo aberto no asfalto no meio da avenida? Perigo, acidente.
Há 3 semanas o buraco está lá, devorando o canteiro central da continuação da Avenida Lucia Helena Gonçalves Viana, na zona norte de Londrina. Uma coisa é preciso reconhecer: os buracos de Londrina são de '' excelente qualidade''. Não só se multiplicam rapidamente como também aumentam de tamanho e ainda têm a capacidade de resistir às ''operações tapa-buracos'' da prefeitura.
São buracos ''competentes'', capazes de engolir rodas de carros, quebrar suspensões, assustar motoristas de ônibus, causar tombos nos ciclistas e ferimentos em pedestres.
Por causa dos buracos, o londrinense têm desenvolvido muito a criatividade, inventando novos palavrões e até novas formas de protesto. É muita reclamação contra os buracos! A Secretaria de Obras recebe telefonemas e protocolos pedindo providências para acabar com eles, em todos os cantos da cidade.
Já tem gente sugerindo que seria melhor, em vez disso, institucionalizar o que já é fato, criando um projeto de lei: ''A partir de agora fica decretado que toda avenida tem o direito de ter seu próprio buraco. As ruas, por sua vez, podem ter tantos buracos quanto for a sua extensão''. O argumento é que se até o universo tem buracos negros, quem somos nós para querer ficar livres deles?

mockup