Londrina - Aos poucos, a Vila Brasil ganhou pequenos comércios, um bar e uma mercearia. Conforme o aposentado José Rodrigues Andrade, a vizinhança se reunia em um terreno na esquina das ruas Venezuela e Uruguai para participar dos bailes. A música tocava até a madrugada.
Ao caminhar pelo bairro, o morador citou algumas mudanças. A igreja na esquina das ruas Uruguai e Colômbia já não existe mais e se transformou em uma quadra de esportes. A antiga escola do bairro que ficava próxima a igreja também deu lugar a prédios.
Segundo ele, os terrenos da Vila Brasil chamam a atenção de investidores pela metragem e localização. "Em alguns terrenos foram construídas até três casas com espaço considerável. Tem construtora de olho aqui, mas eu não vendo não", garantiu o aposentado. A tranquilidade do início do bairro se perdeu ao longo do tempo. "Antes só os morcegos invadiam as casas, agora tem ladrão mesmo. Saudade daquela época", lamentou com bom humor. A família de José foi alvo de assalto duas vezes. Grades e alarmes reforçam a segurança da casa. (V.C.)

mockup