A natureza como academia
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de setembro de 2012
<br> <br> Reportagem Local
Exercícios físicos ao ar livre promovem uma série de benefícios para a saúde do indivíduo. As vantagens são inúmeras: aliviam o estresse, melhoram o humor, promovem o emagrecimento saudável e proporcionam mais qualidade de vida. ''Se as pessoas soubessem dos benefícios de se exercitar ao ar livre, não dispensariam essa oportunidade. Os benefícios estendem-se à prevenção de males como diabetes e hipertensão'', explica o professor técnico do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Rodrigo Honorato.
Praticidade e baixo custo também são grandes atrativos. Honorato afirma que na hora de escolher a atividade o mais importante é se identificar com o exercício. Assim, as chances de continuar com a prática são maiores. ''Quando a pessoa gosta da atividade, ela se sente bem. Se decidir por fazer algo que não gosta, há grande possibilidade que ela abandone a atividade'', diz.
A assistente social aposentada Tereza Casali, concorda com o professor. Também formada em Educação Física, ela conta que sempre fez atividades físicas, mas que prioriza a caminhada e o alongamento. ''Já tentei a corrida, mas não gosto. Até acho necessário, mas a caminhada é mais fácil e mais agradável para mim'', afirma. Segundo ela, que se exercita quatro vezes na semana, o corpo sente quando fica muito tempo parado. ''A gente fica com muito mais disposição para o dia a dia quando está se exercitando'', garante.
O estudante Fábio Blanco atualmente pratica corrida e também joga futebol. ''Sempre gostei de exercícios físicos. Desde pequeno meu avô já me incentivava. Durante um tempo fiz triatlon, depois parei, mas mantive a corrida, que gosto bastante e pratico umas três vezes na semana. Além disso também faço academia, para fortalecer a musculatura.''
Antes de qualquer atividade física, é fundamental alongar o corpo. O alongamento evita contusões durante a prática dos exercícios e melhora o condicionamento físico. ''Os exercícios de alongamento possuem um papel preventivo muito importante, pois preparam a musculatura e favorecem a recuperação para evitar problemas musculares, articulares e circulatórios. Além de aprimorar a mobilidade e a flexibilidade do indivíduo, têm um papel anti-stress porque permite a obtenção do bem-estar e melhora a consciência corporal'' diz. Ele afirma que um bom alongamento deve durar em uma média de 15 a 30 minutos.
É recomendado fazer ingestão de alimentos leves e saudáveis antes de praticar qualquer atividade física. Afinal, o corpo precisa de energia durante a prática. ''A alimentação é extremamente importante para quem faz exercícios. É ela que fará com que o praticante tenha um melhor rendimento, melhor recuperação pós-treino e menor risco de lesões musculares pós e pré treino'', finaliza.