A mentira está na cara
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Vítor Ogawa <br> Reportagem Local 
Quando alguém falar que está na cara que alguém está mentindo, não duvide. O perito forense em tecnologias digitais, Wanderson Castilho, de Curitiba, é um especialista capaz de dizer pelos movimentos faciais se alguém está faltando com a verdade. Ele é o autor do livro '' Mentira, um rosto de muitas faces'', da Editora Matrix.
Castilho realizou um curso de mapeamento dos sete sinais faciais, ministrado pela professora e doutora em Psicologia da Universidade de Berkeley, Erika Rosenberg, que foi baseado na pesquisa do psicólogo norte-americano Paul Ekman. Ekman identificou as chamadas microexpressões faciais que indicam raiva, surpresa, alegria, nojo, medo, desprezo e tristeza. O norte-americano é autor do livro ''Emoções reveladas'' e consultor do seriado de TV Lie to me (A verdade doi), exibido pela Fox e protagonizado pelo ator Tim Roth, que interpreta um perito especializado em detectar se a pessoa está mentindo ou não ao analisar suas expressões corporais.
Castilho já analisou a pedido da imprensa as entrevistas de personalidades como o goleiro Bruno logo após o desaparecimento de Eliza Samúdio e também percebeu que o jogador Somália mentiu quando disse que tinha sido sequestrado para poder faltar a um treino.
Castilho conta no livro situações que ele vive como perito forense, em que é chamado para realizar auditorias nas empresas e muitas vezes algumas pessoas que se propõem a ajudar são aquelas que estão relacionadas à fraude diretamente ou indiretamente. ''Antes de realizar o curso eu não sabia identificar isso, mas depois constatei que um percentual alto de pessoas que vinham me ajudar estavam envolvidas'', conta.
O perito explica que a linguagem corporal foi desenvolvida pelos seres humanos muito tempo antes do desenvolvimento da fala, por isso, muitas vezes a pessoa diz algo que não condiz com o que ele demonstra com o corpo.
Em outro caso analisado pelo perito, uma mulher estava sofrendo assédio virtual. ''Uma pessoa dizia que ela estaria tendo um caso extra-conjugal'', relembra. Sua investigação detectou que na realidade o marido enviava as mensagens porque estava inseguro e queria fazer um teste com a sua esposa. ''Eu percebi pelas suas expressões que ele estava escondendo algo'', conta.
Três vezes
O perito conta que o ser humano mente três vezes a cada dez minutos - tanto com palavras quanto com gestos. ''Ele nem sempre tem o objetivo de prejudicar alguém, mas muitas vezes para se resguardar, como no caso da pessoa que diz que está bem, quando na realidade não está'', revela.
O perito conta que não existe nenhuma técnica 100% eficaz. ''Se for usada da maneira correta, a técnica de mapeamento da face pode chegar a 95% de acertos, mas ainda existem 5% de chances de acontecer um erro'', conta.
Ele conta que o livro pode ajudar profissionais como investigadores policiais, juízes, jornalistas, recrutadores de recursos humanos e médicos, que lidam com pessoas que tentam esconder a verdade.
Serviço: O livro ''Mentira, um rosto de muitas faces'' será lançado em Curitiba (dia 4 de outubro, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Cristal), em São Paulo (dia 5, às 19h30, na Livraria da Vila Itaim), e em Londrina (dia 18, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí).
Informações pelo fone (41) 3014-3101


