Pelo menos quatro mil crianças não vão ter acesso às creches municipais e entidades conveniadas com a prefeitura neste ano, de acordo com um levantamento preliminar da Secretaria Municipal de Educação de Londrina. O município tem condições de atender 12.521 crianças, mas quase nove mil vagas já foram preenchidas com as rematrículas. Sem dinheiro para investir em novos locais e ampliações, a secretária Carmen Sposti explicou que vai liberando vagas à medida que os alunos mais velhos saem das creches para o Ensino Fundamental. Na lista de espera de 2003 estão 3.966 crianças. Segundo Carmem, o município precisará de quatro anos, aproximadamente, para dispor de lugares em creches para todas as crianças, se a dinâmica atual de busca pelo serviço for mantida.
O último levantamento sobre o problema da falta de vagas nas creches foi feito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1999, e apontava um déficit de 12 mil. Segundo a secretária, os números estão desatualizados. '' O estudo da UEL fez uma estimativa de crianças pobres que precisariam ir para creches. Nós temos uma lista de pais que procuraram as instituições e fizeram cadastro'', explica. Um dos fatores que distorce a real demanda por vagas em creches é o fato de que os pais se cadastram ao mesmo tempo em várias instituições, na tentativa de conseguir uma vaga. ''Nós só vamos saber o número real de vagas que faltam depois de 24 de janeiro, quando o recesso acabar e os pais que ainda não fizeram cadastro forem até as creches'', reforça Carmem.
As 1.146 novas vagas para 2005 são de alunos que estão trocando as creches pelo Ensino Fundamental e readequações nas instituições parceiras e nos espaços do governo municipal. Carmem argumenta que desde 2000, o município aumentou em 25% o número de vagas nas creches. A prefeitura de Londrina tem 12 creches próprias e 63 entidades conveniadas que atendem crianças de zero a seis anos.
Entre os critério para as famílias conseguirem vagas está o fato de as crianças não terem onde ficar quando os pais vão para o trabalho. Menores em situação de risco social também têm preferência. Fora esses casos, as instituições respeitam a ordem de cadastramento.
Os Conselhos Tutelares de Londrina estão realizando um levantamento sobre a demanda por vagas nas creches mas os cálculos ainda não foram concluídos. Segundo a presidente do Conselho Tutelar Norte, Salete Ieda Domingues, foram enviadas correspondências para as instituições solicitando as listas de espera. A expectativa é que os dados sejam somados ainda nesta semana.

mockup