A chave da Cidade é pequena. E o Carnaval de rua, menor ainda
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de fevereiro de 1997
Apolo Theodoro 
Josoé de CarvalhoVai pro trono ou não vai?Rei Julião e a rainha Luciana: cerimônia de posseOntem, enquanto o prefeito Antonio Belinati chacoalhava o esqueleto em Curitiba para tentar acabar com o verdadeiro Carnaval em que se transformou o transporte coletivo de Londrina, por aqui seu vice Alex Canziani sambava ao som da Big Band do maestro Miguel e entregava a chave da Cidade para sua majestade o rei Momo, primeiro e único, que governa os londrinenses até a próxima terça-feira, último dia de Carnaval. Aliás, a folia de rua se limita à noite de sábado e ponto final.
Realizada no salão nobre da Prefeitura, a solenidade não teve nem a pompa nem a alegria comuns ao ato. A dureza dos cofres públicos, mais uma vez, é a desculpa apresentada para não só a pobreza do evento, como do próprio Carnaval. E, se o tamanho da chave que sua majestade recebeu das mãos do vice-prefeito tiver alguma relação com a grandeza da festa preparada para este ano em Londrina, a folia de Momo vai ser deste tamaninho, ó.
A chave era tão pequena que, ao recebê-la, o rei fez a primeira piada depois de empossado. É a chave do cofre da Prefeitura?, perguntou para um sorridente Alex Canziani. Segundo informações, o antigo monarca, sabe-se lá se bronqueado por ter sido destituído do cargo, viajou e não contou pra ninguém onde deixou a chave da Cidade, a mesma que recebeu do prefeito Luiz Eduardo Cheida no Carnaval do ano passado e que deveria ser entregue ontem ao novo soberano, imperador Julius Augustus, o rei da alegria.
Mas, rei que é rei não perde a majestade e Julius Augustus (na verdade, Júlio César Henriques Augustus), leu o seu discurso de posse, todo cheio, ao lado da rainha do carnaval, Luciana Fonseca. E já chegou falando em reeleição porque é importante a gente dar continuidade à alegria iniciada no reinado anterior. Qualquer semelhança com o discurso de FHC não é mera coincidência. Além disso, sua majestade quer ver todo mundo fazendo da folia um meio para extravasarmos nossos corações sem esquecer, no entanto, das mazelas que nos assolam todos os dias.
Confessando-se mais atleta - ele é arremessador de peso e martelo - que Rei Momo, Júlio Cesar não esconde que Carnaval nunca foi o seu forte e que, de músicas carnavalescas, só sabe trechos de algumas e olhe lá. Mas promete cair no samba nas quatro noites de folia e diz que no seu reinado a avenida e os salões estarão repletos de alegria.
E, como rei, primeiro e único, puxa a sardinha para o seu lado: A partir de hoje, está decretado o patrocínio oficial de todos os atletas londrinenses. Alex Canziani, por certo, não ouviu a fala do rei, mas também prometeu e pra todo mundo ouvir que, em 98, Londrina terá o melhor Carnaval do Paraná, feito com programação, angariando fundos durante todo ano.


