''A alegria é contagiante''
No embalo de diferentes ritmos musicais, as aulas de dançaterapia, coordenadas pela agente de saúde da UBS do Piza (Zona Sul), Márcia Kitano, tem promovido saúde para homens e mulheres do bairro. As aulas são realizadas sempre uma vez por semana, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Igapó. O grupo de 50 pessoas é composto por crianças, jovens, adultos e idosos.
É o caso da mais experiente aluna Eneida Ribeiro, 84 anos, que mesmo sem poder se levantar da cadeira, devido a um problema de locomoção, não abre mão de participar das coreografias. ''Depois que eu fiquei viúva, eu não tinha vontade sair de casa. Até que fiquei sabendo que haveria inscrição para o grupo e comecei a participar'', afirma. ''Os professores logo me cativaram, não tem como ficar parada. A alegria é contagiante e tira a gente daquele estado de depressão.''
Já artesã Eliana de Souza há 6 meses leva a filha Larissa, 5, para participar. ''Esse é um momento em que estamos mais juntas. Tentamos fazer os passinhos, às vezes acertamos, às vezes erramos, mas sempre rindo juntas.''
Aulas de dançaterapia já duram três anos e, segundo Márcia, o trabalho começou com o objetivo de fazer com que as pessoas tivessem mais qualidade de vida. ''Eles não viviam sem antidepressivos ou remédios para presão alta e diabetes, tudo ocasionado pelo sedentarismo. Hoje, eles estão mais dispostas'', diz.
''Nosso intuito não é o de formar exímios dançarinos, mas fazer com que eles movimentem mais corpo, conhecem outras pessoas e se divirtam'', acrescenta o professor de Educação Física, Fernando Ciriaco, responsável pelas aulas. (Fernanda Carreira/ Reportagem Local)





