Dados da própria Prefeitura de Curitiba comprovam que cerca de 70% das ruas da cidade estão comprometidas por buracos. Segundo a Secretaria de Comunicação Social, o problema foi causado pelos temporais que castigaram a região nos meses de agosto, setembro e outubro.
O bairro Capão da Imbuia é um exemplo. A região tem ruas asfaltadas com anti-pó, mas os buracos comprometeram parcialmente a eficácia do sistema. ‘‘Infelizmente está muito difícil circular pelo bairro’’, diz o entregador Adenílson Aparecido Corveto.
A previsão da Prefeitura é de que a situação se normalize após 60 dias de serviço. Os trabalhos de recuperação estão priorizando as ruas que servem de corredor para o transporte coletivo e que dão acesso a escolas e creches.
Como prova de que as ruas oferecem riscos para os condutores de veículos, Corveto diz que já entortou o aro dianteiro de sua moto quando tentou desviar dos buracos. Eles acabam se transformando em obstáculos que atrasam o trabalho de quem precisa circular pelo Capão da Imbuia.
Albari RosaO entregador Adenílson Corveto diz que buracos já entortaram sua motoÉ o que pensa o carteiro Sydnei da Cunha Medina, que também usa motocicleta para entregar correspondências. ‘‘É triste circular por aqui. Temos que andar devagar e acabamos perdendo muito tempo’’, diz. No entanto, o bairro também sofre com o depósito de lixo clandestino e entulhos jogados às margens de terrenos baldios. Estas áreas não são limpas pelos proprietários e a capoeira toma conta dos lotes.
O vigilante João Villalba, que mora no bairro, se diz revoltado com a situação e da maneira como ‘‘os políticos’’ tratam do problemas que o Capão da Imbuia enfrenta. ‘‘Eles só aparecem em época de política para dar tapinhas nas costas do povo’’, reclama.Albari RosaCarro desvia buraco no meio de uma rua do Capão da ImbuiaDimitri do Valle

mockup