A 4ª CIPM (4ª Companhia Independente da Polícia Militar ) encerrou nesta quinta-feira (29), a Operação Vistoria, que apreendeu 61 motocicletas entre os dias 18 e 26 de abril. Antes disso, a 4ª CIPM já havia realizado a apreensão de 23 motocicletas entre os dias 1º e 18 de abril, totalizando 84 apreensões no mês.

.

4ªCompanhia da PM encerra mês com 84 apreensões de motocicletas
4ªCompanhia da PM encerra mês com 84 apreensões de motocicletas | Foto: Divulgação/4ªCIPM

A operação foi deflagrada em cumprimento à ordem de serviço n° 044/2021 e tinha como objetivo a continuidade nas abordagens visando a fiscalização de escapamentos adulterados e demais adulterações, além de fiscalizar veículos baixados, furtados ou roubados etc. Para a ação foi empregado o efetivo da RPA (Rádio Patrulha ), com cada equipe em sua área de atuação.

4ªCompanhia da PM encerra mês com 84 apreensões de motocicletas
4ªCompanhia da PM encerra mês com 84 apreensões de motocicletas | Foto: Divulgação/4ªCIPM

Segundo o Tenente Emerson Castro, a Polícia Militar é um dos órgãos competentes para abordar e fiscalizar veículos automotores. "O crime anda sobre rodas. E se você retira, legalmente, o transporte do criminoso, ele fica a pé gerando com isso a prevenção de crimes. Tráfico de drogas, assassinatos e roubos, são os principais crimes que ocorrem principalmente com a utilização das motos. São estes veículos também que mais possuem irregularidades e comprometem a segurança no trânsito", afirmou.

Ele relatou que motos baixadas pelo Detran estão em circulação. "Motos com peças de outras motos que são furtadas ou roubadas, motos clonadas, motos furtadas e roubadas, e a mais comum, a moto 'bambu', que são motos há muito tempo com diversos débitos que foram revendidas e o atual proprietário tem o paradeiro desconhecido. Quem vendeu veículo e não fez a transferência para o nome do comprador vai ter preocupações constantes que só vão cessar se o atual proprietário for localizado e fizer a transferência do documento ou se a motocicleta for apreendida", apontou. Ele explicou que um automóvel apreendido só poderá ser retirado do Detran pelo proprietário que consta no documento. "A pessoa que tem um veículo e sabe que pela sua condição irregular não receberá sanções administrativas do Detran é incentivada a cometer infrações e crimes, ou porque não receberá as notificações, ou porque não será localizada pela polícia quando cometer crimes utilizando esses veículos. Devido a vários fatores é que se torna importante a fiscalização e recolhimento destes veículos."

Ele ressaltou também que, muitas vezes, veículos baixados do Detran são leiloados e os compradores, que deveriam revender as peças, acabam vendendo as motos inteiras. "Tinha que ter uma fiscalização em cima disso."

"Concluímos que a fiscalização no trânsito deve ser constante devido os altos índices de veículos alterados que comprometem não só a segurança no trânsito, mas a segurança pública no geral.", afirmou Castro.

A PM pede para que a população denuncie as irregularidades via WhatsAPP: (43) 9 8843-7689 (somente para zona norte de Londrina).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1