Cerca de 39 mil crianças, sendo 31,2 mil matriculadas em escolas municipais e outras 7,7 mil nos centros de educação infantil (CEI), voltaram às aulas ontem e encontraram algumas novidades. A maior mudança aconteceu nas escolas Professor José Gasparini, na Zona Norte, e na Elias Kawan, na Zona Leste. Ambas terão implementados o ensino integral ainda este mês. Na José Gasparini, o ensino integral começa dia 18, e vai atender as crianças da pré-escola e 1 série, que terão aulas regulares no período da manhã e atividades educativas e recreativas à tarde, até as 17 horas.
''Nós pretendemos oferecer aulas de teatro, música, informática, artesanato, artes marciais e outras, para estimular as crianças a ficar na escola'', afirmou a diretora Tânia Maria Terra Machado. Segundo ela, muitos alunos vivem em situação de risco, e o turno integral vai evitar que elas passem a tarde nas ruas. ''Além disso, nossa escola já atendia as crianças da 2, 3 e 4 séries até as 14 horas, com oficinas diversas, e vai continuar esse trabalho'', relatou.
A escola tem nove turmas e 160 alunos, mas, segundo Tânia, já chegou a atender 400. ''A comunidade abandonou a escola, e nós estamos trabalhando para trazer os alunos de volta. Oferecer o turno integral vai ajudar nesse processo. E pretendemos também abrir a escola nos finais de semana, para dar uma opção de lazer à comunidade, já que o bairro não tem'', adiantou. No período da tarde, parte da estrutura é cedida ao Estado, que oferece aulas de 5 a 8 séries no local.
A José Gasparini vai ganhar ainda a cobertura de sua quadra de esportes. Segundo a secretária municipal de Educação, Carmem Baccaro Sposti, outras cinco quadras serão cobertas, e dez escolas serão reformadas.
Carmem informou ainda que a Secretaria está buscando adequar sua estrutura para atender as cerca de mil crianças que eram atendidas pelo projeto Viva Vida. ''Como o projeto vai passar a atender estudantes com idades a partir de 12 anos, as atividades de contraturno às crianças menores ficarão a cargo das escolas, e vamos procurar ampliar o atendimento no contraturno escolar na medida do possível'', explicou. Outra novidade no município é a inclusão da disciplina de língua inglesa na grade dos alunos da 4 série. Cerca de 30 professores passaram por uma capacitação, para atender 5,8 mil alunos.
Já nas escolas estaduais, as aulas começam na próxima quinta-feira, dia 14. Só em Londrina, são 60.200 alunos matriculados nas 70 escolas e no Colégio Estadual da Warta, que começa a funcionar a partir deste ano. Localizada no mesmo prédio da escola municipal do distrito, o colégio vai oferecer aulas de ensino médio no período da noite. A unidade londrinense do Núcleo Regional de Ensino envolve ainda outros 18 municípios, com 53 escolas e cerca de 50 mil alunos.

mockup