36% dos inscritos já estão eliminados do concurso 97
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 24 de dezembro de 1996
Simone Mattos Da Sucursal 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai corrigir as provas do vestibular de apenas 21.696 candidatos. Isto porque 8.007 inscritos tiraram zero em uma ou mais provas e 4.354 não atingiram o escore mínimo de 3.600 pontos exigido pela universidade e foram desclassificados.
O presidente da Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV), Dartagnan Baggio Emerenciano, esperava corrigir 25 mil redações, mas com as desclassificações que chegaram a 36% do total de inscritos - sem contar os 3.701 candidatos que não compareceram -, baixaram para menos de 22 mil as correções.
Mudamos o método de pontuação, por isso era previsível que mais candidatos se classificassem para a correção da redação, disse ele. No concurso passado menos de 13 mil redações foram corrigidas. Neste ano, pela primeira vez, a UFPR validou questões com respostas parcialmente corretas nas provas objetivas.
Outro resultado imediato da mudança de pontuação foi o aumento na média obtida nas provas. No ano passado, por exemplo, a média geral na prova de física foi 1,64 e neste ano subiu para 1,95, disse Emerenciano.
Segundo ele, a prova que obteve o maior número de notas dez, atingida por 42 candidatos, foi a inglês. Em seguida veio a prova de matemática, com 21 notas dez. As disciplinas de português, química, geografia, história e espanhol não obtiveram nenhuma nota dez.
O presidente da comissão confirmou que o resultado do vestibular sai no máximo até o dia 17 de janeiro. A divulgação da lista de aprovados depende agora exclusivamente das provas de redação, que começarão a serem corrigidas no dia 26 por um grupo de 37 professores.
Apesar das médias terem subido e de um número muito maior de candidatos terem conseguido obter o escore mínimo, ainda acho significativo o número de provas zeradas, disse. Isto significa que existiam mais de oito mil inscritos sem a menor condição de realizar o concurso.


