Ney de SouzaDeisi Kusztra ao lado da antecessora Maria Teresa da Costa MacedoDeisi Kusztra será a segunda mulher a dirigir a União Internacional de Organismos Familiares (UIOF), em 50 anos de existência da agência. ‘‘A eleição dela foi uma vitória dos países de língua portuguesa e uma vitória da mulher’’, comemorou a antecessora da paranaense no cargo, a portuguesa Maria Teresa da Costa Macedo.
Ex-ministra da Família em Portugal (de 1979 a 1984), Maria Teresa comandou a UIOF durante 12 anos (três mandatos). A eleição de Deisi Kusztra, que concorreu como candidata única, foi articulada por ela.
Na opinião da ex-presidente, dois fatores principais ameaçam as famílias de desestruturação. ‘‘Nos países desenvolvidos do norte, há a ‘fome do amor’. Alguns países, principalmente europeus, registram altos níveis de suicídio inclusive na faixa entre 9 e 13 anos. No países do sul, a pobreza criou a ‘fome do pão’’, compara.
Durante os quatro anos em que ficará à frente da UIOF, Deise Kusztra continuará morando em Curitiba, onde está localizado um dos seis escritórios que a agência mantém no mundo. A sede mundial do organismo fica em Paris. A UIOF é mantida por 87 países-membros e 300 Organizações Não-Governamentais (ONGs). (Valmir Denardin)

mockup