Integração. Esta é a palavra-chave para as pessoas que têm uma vida informal e gostam de cozinhar para os amigos. Para reunir pessoas queridas e aproveitar os espaços da casa é interessante que os ambientes estejam integrados. Sala de jantar, jardim e cozinha estão cada vez mais se aproximando e se misturando, possibilitando o encontro de pessoas e a interação com o cozinheiro - posição que cada vez mais é ocupada pelos homens da casa.
Diante da necessidade de muitas famílias de criarem espaços versáteis e funcionais, as cozinhas gourmets entraram em cena. A novidade, no entanto, não é criar um ambiente apenas para receber os amigos, mas sim transformar a cozinha do dia a dia em um espaço gourmet, que proporcione conforto para quem assume o fogão e para quem visita.
O arquiteto Marcelo Melhado ressalta que esse tipo de ambiente é adequado às pessoas que têm uma vida informal. "A premissa disso tudo vem do modernismo, a cozinha integrada faz com que as pessoas usem o ambiente como ponto de encontro", salienta.
Para receber com conforto, as cozinhas gourmets são mais sofisticadas, com equipamentos modernos que remetem ao prazer de cozinhar e receber. "É um caminho sem volta, as cozinhas gourmets estão cada vez mais habituais e trazem o conceito de viver bem. A cozinha e a churrasqueira que antes eram nos fundos das casas acoplaram-se e se tornaram uma só", destaca. Quem ganha com essa mudança são as famílias que prezam pela qualidade de vida.
O arquiteto ainda ressalta que esta praticidade ainda induz os convidados a participarem do preparo do alimento e depois da arrumação do espaço. "Fica evidente que aquele ambiente foi projetado especialmente para que as pessoas possam usufrui-lo." Para Melhado, este novo conceito de cozinha propõe uma mudança na forma de viver e incentiva o uso pleno dos ambientes.
Para quem não gosta da integração plena, ele sugere a instalação de portas de correr, mas lembra que as portas foram feitas para abrir. "É uma tendência usar os espaços de lazer no dia a dia, os utensílios modernos e as melhores louças foram feitas para serem usadas e não para enfeitar", complementa.
O arquiteto complementa que a nova cozinha é uma tendência e não um modismo. "Há muitos clientes transformando a antiga churrasqueira em uma cozinha bem equipada e desativando as antigas. Percebemos que as pessoas estão vivendo de um jeito mais simples, porém, mais prazeroso", acrescenta Marcelo Melhado.

De cara nova
O arquiteto Davi Latorraca lembra que antes a cozinha era muito ligada ao serviço e que as pessoas tinham uma funcionária que fazia a comida e servia os convidados na sala de jantar. "As famílias estão descobrindo o prazer de cozinhar, tudo hoje é mais informal e a ligação da sala de jantar com a cozinha reforça esta proposta", comenta. Conforme ele, a cozinha está se tornando a protagonista de muitos apartamentos. "Antes as pessoas pediam para a gente projetar uma cozinha para o dia a dia e uma gourmet, hoje se faz uma só, que atenda às duas necessidades", completa.
Os equipamentos para estes espaços estão cada vez mais sofisticados, fornos a gás e elétricos, coifas, adegas, geladeiras, gavetas de aquecimento..., não faltam opções e novidades no mercado. "Por conta da valorização das cozinhas, as pessoas estão investindo no mobiliário e nos revestimentos", afirma. As cozinhas gourmets são ideais para encontros informais e são práticas na manutenção.
Televisão, caixas de som embutidas, projetos luminotécnicos, todos os acessórios que antes seriam direcionados para uma sala hoje estão sendo instalados nas cozinhas, tudo para oferecer mais conforto a quem mora na casa e usa o espaço diariamente. "A cozinha gourmet não precisa ser grande, mas deve comportar todos os eletrodomésticos e os convidados, a proposta é justamente não deixar o anfitrião isolado na hora de preparar o almoço ou o jantar", ressalta Davi Latorraca.

Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - UM NOVO CONCEITO
O espaço limitado não foi empecilho para a cozinha gourmet deste apartamento, projetada pelo arquiteto Davi Latorraca. A integração entre churrasqueira, sala e cozinha deixaram o ambiente dinâmico e agradável
Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - UM NOVO CONCEITO
Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - UM NOVO CONCEITO
Com equipamentos modernos e espaços bem aproveitados, esta cozinha gourmet atende perfeitamente a proposta por conta da bancada que aproxima convidados e anfitriões. O projeto do arquiteto Davi Latorraca mostra que, bem organizado, este tipo de ambiente é viável mesmo em espaços pequenos
Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - UM NOVO CONCEITO
No apartamento decorado Casa Batlló, da construtora Vectra, o arquiteto Marcelo Melhado optou pela integração total dos ambientes. A cozinha gourmet faz toda a diferença e alia versatilidade e requinte
Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - UM NOVO CONCEITO
Neste projeto, a ilha com o fogão de frente para as cadeiras aproxima o anfitrião dos convidados sem deixar o conforto de lado. Salas de TV e jantar próximas ajudam a ampliar o ambiente
Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - UM NOVO CONCEITO
Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - UM NOVO CONCEITO
Portas de correr feitas em vidro possibilitam a integração completa de todos os ambientes desta casa. Neste projeto a cozinha gourmet é moderna, prática e requintada ao mesmo tempo
Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - UM NOVO CONCEITO