A sala de jantar exerce importante função nas relações sociais e familiares. Nesse ambiente são celebradas datas e reuniões especiais. A partir do século 18, quando a sala de jantar deixa de ser um item exclusivo à realeza e passa a fazer parte dos lares da classe média e burguesa, esse espaço começa a representar a cultura e seu poder.
Até hoje esse ambiente é sinônimo de luxo e de tradição. Além disso, mostra a união da família que se reúne para as refeições e também para estreitar os laços. O luxo exibido pela maioria das salas de jantar das famílias mais tradicionais é conferido pela escolha de materiais e revestimentos nobres. O mármore é um dos elementos que mais confere sofisticação e beleza a esse espaço tão significativo do lar.
"O mármore agrega exclusividade, personalidade e elegância ao ambiente. Além disso, é uma pedra que possui acabamento perfeito. Para quem quer ousar sem abrir mão do luxo, é o tipo de pedra ideal", salienta Marcelo Milagre, diretor da marmoraria Directa Piedras.
O diretor indica quais mármores são mais utilizados na sala de jantar: "Oriundo da Grécia, o sivec cai muito bem nesse espaço. Na tonalidade branco puro e com granulometria fina, essa pedra é muito requintada. Outro mármore muito especificado por profissionais de decoração e arquitetura é o crema marfil. De origem espanhola, ele possui coloração clara e traz a sensação de aconchego".
A arquiteta Izabela Dinelli concorda com Marcelo, tendo, inclusive, já especificado esses dois tipos de mármores para um de seus projetos de sala de jantar: "Lancei mão do sivec, pois a tonalidade da pedra me permitiu ousar nos adornos, almofadas coloridas, móveis modernos e também peças antigas.
Já o crema marfil deu um maior destaque a parede proporcionando ainda mais requinte ao ambiente".
A profissional destaca o que para ela foi um grande diferencial do mármore no projeto: "A pedra se tornou o centro das atenções da sala de jantar, mesmo assim, não brilhou sozinha. Ela conseguiu se conectar com o restante da decoração, isso trouxe harmonia ao espaço".
Os mármores sivec e crema marfil podem ser especificados em pisos, paredes, bancadas, móveis e outros.

Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - Luxo do piso ao teto
| Foto: Divulgação
Neste projeto de Izabela Dinelli, o mármore crema marfil ocupa a parede da sala de jantar
Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - Luxo do piso ao teto
No piso, o mármore escolhido foi o silvec. A união desses dois tipos de mármore acrescentou ainda mais requinte ao ambiente
Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - Luxo do piso ao teto
Nesta sala, o crema marfil foi o escolhido para o piso, com o espaço esbanjando elegância
Imagem ilustrativa da imagem TENDÊNCIA - Luxo do piso ao teto