TENDÊNCIA - LEMBRANÇAS ETERNAS
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 09 de janeiro de 2013
Elaine Souza<br>Reportagem Local
Restaurar materiais nobres, como peças em prata e artes sacras é trabalho já conhecido e muito procurado. Mas o que talvez muita gente não saiba, é que um sapatinho de bebê, uma rosa (de verdade), um bicho, uma peça de roupa, entre outros tantos produtos depois de analisados podem ganhar revestimento de prata, bronze ou latão, e se tornarem uma peça de decoração.
Qualquer peça pode ser revestida, mas antes ela passa por uma análise, assim podemos ver se ela aguenta ou não o processo. É um trabalho demorado, cada peça leva 10 dias para ficar pronta. A preparação desse revestimento, seja em prata, bronze ou latão, é muito complicada, explica Pamela Suzzi Rodrigues, proprietária da Prataria Moderna, especialista em restauração de metais nobres, artes sacras e também revestimento de produtos.
Couro, tecido, crochê, esqueleto de animais, flores, cipó, aranha, sutiã, barata e (pasmem!) até gengibre já receberam revestimento na empresa e, devido à diferenciação de materiais e tamanhos, segundo Pamela não há como precisar valores desse tipo de trabalho.
Revestir produtos é diferente de restaurar uma peça em prata, por exemplo. As duas são trabalhosas. No caso da restauração de prataria o processo é muito delicado. São três banhos e também consertamos as peças, se necessário, tirando amassados, por exemplo. A prata é um produto muito caro. Revestir requer os mesmos cuidados, ou até mais, por isso cada peça ganha análise diferente.
A restauração, bem como o processo de revestir produtos, é um serviço cada vez mais procurado. Ainda conforme Pamela, os clientes chegam de toda parte do Paraná e também do interior de São Paulo. Restauramos e banhamos cerca de 100 peças por mês, diz.