TENDÊNCIA - A hora e a vez dos cooktops
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Paula Costa Bonini<br>Reportagem Local
Cozinhas cada vez mais modernas, práticas e sofisticadas. Com amplas bancadas e muitas vezes integradas a outros ambientes, podem ser espaços de convivência, que transformam o ato de cozinhar e receber em momentos ainda mais agradáveis.
Um item que vem chamando a atenção e conferindo um charme especial à cozinha é o cooktop, eletrodoméstico que gradativamente vem substituindo o fogão convencional.
É uma tendência que veio para ficar, afirma a arquiteta Luciana Regnier, do escritório Regnier e Bachete Arquitetura e Interiores, de Londrina. Segundo ela, o cooktop está ganhando espaço devido ao conforto e, principalmente, funcionalidade que oferece ao usuário.
As pessoas gostam da ideia de separar o forno do fogão. Dessa forma, o forno não fica mais embaixo e é instalado em uma altura que oferece conforto e ergonomia, explica. Outra vantagem apontada pela arquiteta é o fato de poder colocar gavetas embaixo do cooktop, o que facilita no momento de cozinhar.
O forno normalmente é instalado na bancada na altura da pia próximo ao micro-ondas. O modelo de forno mais procurado é o elétrico, observa Luciana, destacando que o tipo de cooktop mais usado atualmente funciona a gás e tem cinco queimadores.
Para ela, o item também apresenta um efeito estético muito satisfatório, deixando a cozinha mais moderna e sofisticada. De três anos para cá, praticamente 100% dos projetos incluem o cooktop e não mais o fogão convencional. A tendência é que a procura aumente ainda mais, ressalta.
A instalação é simples e exige ponto de gás e elétrico. É preciso recortar a bancada de acordo com o modelo escolhido e contratar um profissional da área para instalar, diz.
No que diz respeito ao investimento financeiro, a arquiteta esclarece que o cooktop é mais caro do que o fogão, pois é necessário adquirir também o forno. Destaca, porém, que o item está cada vez mais acessível. Antes só havia marcas importadas. Hoje, existem marcas nacionais disponíveis no mercado, o que torna o produto mais barato, comenta.
De acordo com as necessidades e estilo pessoal
A oferta de eletrodomésticos é grande e atende as mais diferentes necessidades. Carlos Fleischfresser, da Lofra Sud América, empresa que comercializa no Brasil marcas de eletrodomésticos da indústria internacional, orienta que antes de adquirir um eletrodoméstico é importante analisar as necessidades da família, bem como o estilo pessoal dos usuários.
Segundo ele, antes de escolher o cooktop é importante considerar os hábitos da família, verificando se costuma cozinhar para muitas pessoas e usar panelas grandes, por exemplo. Isso porque há opções que contam com até cinco queimadores e tripla chama posicionada na lateral, o que oferece facilidade, permitindo a utilização de uma panela grande sem impossibilitar o uso de outros queimadores.
Se o projeto da cozinha comportar mais de um forno, como micro-ondas, forno elétrico e a vapor, a sugestão de Fleischfresser é projetar um móvel com três nichos, em que todos os itens fiquem embutidos na mesma altura. A modulação também pode ser feita em torre.