TECNOLOGIA - Nas curvas do drywall
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de junho de 2011
Da Redação
"O segredo da montagem de paredes curvas, solução de difícil solução com alvanaria tradicional e muito simples com a tecnologia drywall, está na correta montagem da estrutura de perfis de aço galvanizado que dará sustentação à parede", diz Carlos Roberto de Luca, assessor técnico da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall. Nesse tipo de projeto, os montantes ou perfis verticais devem ser colocados com distanciamento menor do que o tradicional de 600 mm. Dependendo do raio de curvatura, os perfis são colocados a cada 300 mm, 200 mm ou até 150 mm. "Feito isso, a fixação das chapas para drywall é rápida. Nesse caso, recomenda-se fixá-las em posição horizontal e não vertical, como nas paredes retas. Além disso, a chapa deve ser curvada lentamente e parafusada em cada montante. Com isso, consegue-se uma curvatura uniforme, assegurando a qualidade do acabamento da parede", explica Luca.
Flexibilidade é um termo frequentemente associado o drywall. Não sem motivo. De um lado, é possível projetar e montar paredes, forros e revestimentos com curvas, recortes e outros detalhes que, pelos métodos construtivos convencionais, demandariam muito mais tempo, impondo dificuldades. Isso assegura aos arquitetos e designers de interiores ampla liberdade de criação.
Casas e apartamentos com paredes internas em drywall podem ter sua distribuição física modificada com grande facilidade. A remoção de paredes existentes pode ser feita com rapidez e praticamente sem sujeira, o mesmo ocorrendo com a montagem de novas paredes. Hoje, grandes construtoras já oferecem essa flexibilidade como uma vantagem a mais aos seus clientes que, assim, têm a possibilidade de adquirir um imóvel com um layout interno de acordo com as características de sua família, modificá-lo sem problemas no futuro, quando a família crescer ou diminuir, e ainda contar, em razão dessa flexibilidade, com maior facilidade para a eventual revenda da casa ou do apartamento.
Os sistemas drywall permitem a obtenção de formas diferenciadas, como as paredes curvas. O segredo desse tipo de solução, segundo Carlos Roberto de Luca, "está na correta montagem da estrutura de perfis de aço galvanizado que dará sustentação à parede". Aqui, os montantes ou perfis verticais devem ser colocados com distanciamento menor do que o tradicional de 600 mm. Dependendo do raio de curvatura, os perfis são colocados a cada 300 mm, 200 mm ou até 150 mm. "Feito isso, a fixação das chapas para drywall é rápida. Nesse caso, recomenda-se fixá-las em posição horizontal e não vertical, como nas paredes retas. Além disso, a chapa deve ser curvada lentamente e parafusada em cada montante. Com isso, consegue-se uma curvatura uniforme, assegurando a qualidade do acabamento da parede". explica Luca.
Fotos: divulgação