Já pensou em ter o controle de toda a sua casa, de onde você estiver, na palma da sua mão? Controlar toda a iluminação, sonorização, câmeras, alarmes e até mesmo o abrir e fechar de persianas e cortinas com a ponta dos seus dedos? As tecnologias do mercado de automação residencial já tornam esta realidade possível. Para tanto, é preciso centralizar os equipamentos eletrônicos da residência em um único sistema, que pode ser acessado por meio de um smartphone, como ipad e iphone, conectado a internet.
E, entre os lançamentos, um produto que vem chamando a atenção é o painel de parede, que substitui o interruptor convencional. Com isso, dá para controlar a quantidade de luz dos ambientes e criar diferentes cenas. ''É possível ativar o modo jantar, descanso, leitura, romance, entre outras possibilidades. A luminosidade fica de acordo com o momento'', explicam Glauber Ribeiro Correia e Eduardo Milan Ursi, proprietários da empresa Wi House, de Londrina.
Eles destacam que o consumidor atualmente também busca incluir a sustentabilidade nos projetos. Toda e qualquer iniciativa de cunho sustentável é bem-vinda, principalmente após a Rio+20, que terminou na última semana no Rio de Janeiro, e reacendeu o debate em torno do assunto. E o mercado paranaense acaba de receber uma novidade que pode gerar uma economia de até 40% de energia elétrica nas residências. ''A nova tecnologia, de marca americana, controla a intensidade das lâmpadas, aliando economia e conforto. Dá para diminuir a intensidade e nem perceber a diferença'', afirmam os proprietários, que trouxeram a novidade recentemente de São Paulo.
E um grande diferencial é que é possível instalar as novas tecnologias sem necessidade de quebrar as paredes ou de realizar uma grande reforma. ''A comunicação é toda sem fio. E é possível fazer as instalações em poucas horas'', destaca Ursi.
Correia acrescenta ainda que a automação residencial é um mercado cada vez mais acessível, com procura crescente. A partir de R$ 4 mil reais já é possível adquirir algumas tecnologias. ''As pessoas buscam conforto, praticidade e eficiência'', resume.


Foto: César Augusto

Imagem ilustrativa da imagem TECNOLOGIA - Controle sua casa com a ponta dos dedos
Eduardo Ursi: As tecnologias da automação residencial centralizam os equipamentos eletrônicos da casa; o controle ocorre por meio de um smartphone