A tecnologia touch ou tecnologia de sensibilidade ao toque já está presente na vida das pessoas há algum tempo, e em muitos lugares, como: caixas eletrônicos de banco, leitores de cartão de crédito, celulares. A nova aposta é feita pelo setor de que acredita que a tecnologia possa promover uma pequena revolução. ''Essa tecnologia ajuda quando a pessoa tem pouco tempo. Por exemplo, guardar compras, acessar prateleiras mais altas. Apertar um botão que abra o armário pode auxiliar na organização e na praticidade do ambiente'', destaca o gestor da Especialle Ambientes Planejados, Marcos Ferreira dos Santos.
A principal utilização da tecnologia está na cozinha, mas é possível a instalação em outros ambientes como quartos, salas e escritórios. Espaços comerciais também podem usufruir dessa inovação. Consultórios médicos e odontológicos já estão aderindo ao touch em armários de equipamentos e medicamentos para diminuir o contato direto e o risco de contaminação.
Outra vantagem é a acessibilidade. Portadores de necessidades especiais e pessoas da terceira idade encontraram nessa tecnologia mais independência na utilização dos móveis dentro de casa.
Tanta praticidade tem um preço. Os móveis planejados com a tecnologia touch, por exemplo, custam um pouco mais que os móveis tradicionais. Mesmo com a diferença, existe mercado e consumidores que não abrem mão das novidades e da tecnologia.

Automação residencial


A tecnologia touchscreen também é aliada da automação. Ela reúne em uma única tela vários comandos para controlar a casa, como a iluminação, o home theater, o ar condicionado, exemplifica José Antônio Maciel, diretor comercial da Unique Home Tech, de Londrina. ''A pessoa não fica refém de vários controles remoto. A gente faz a integração via iPad, iPhone ou Wallpad (produto da iHouse) e elimina todos eles.''
Nas telas do tablet, do smartphone ou do controle de parede, o usuário pode mudar de telas através do touchscreen para encontrar comandos diferentes para controlar um ambiente da casa. A tecnologia é sem fio, com comunicação por rádiofrequência, e descarta a necessidade de quebrar paredes para a instalação de fios e cabos.


Imagem ilustrativa da imagem TECNOLOGIA - Ao alcance dos dedos
Uma única tela reúne vários comandos para controlar a casa, como a iluminação, o home theater, o ar condicionado
Imagem ilustrativa da imagem TECNOLOGIA - Ao alcance dos dedos
No mobiliário a principal utilização da tecnologia está nos armários da cozinha