Você sabe qual a melhor forma de limpar um tapete? Para Marcelo Magela, gerente de tapetes da Lider Interiores, a lavagem correta de carpetes e tapetes é um dos fatores mais importantes para prolongar a vida útil das peças. Ele explica que a limpeza deve ser diária e sem uso de vassouras de piaçaba, que ‘‘podem abrir a ponta dos fios, diminuindo a durabilidade e afetando a aparência do tapete’’.
  Além disso, para preservar as cores, é importante tomar alguns cuidados, como não usar sabão e produtos químicos pesados. ‘‘Nesses casos, se for possível deve-se lavar a seco e deixar secando na sombra’’. A dica do profissional para conferir se o tapete já está seco, é olhar na base e não nos fios da peça.
  Mas, afinal, como é a lavagem correta? Confira o passo a passo:
1. Passe aspirador diariamente para retirar a poeira, areia e terra. A gordura e o pó tendem a deformar a trama.
2. Se cair um líquido, absorva o que for possível com uma esponja ou com um pano (sem esfregar) de fora para dentro. Se cair algo sólido, use uma colher ou a face lisa de uma faca para retirar o que puder. Complete a limpeza com um pano limpo, um pouco de água e algumas gotas de detergente neutro (para roupa fina). Repita este procedimento várias vezes, sempre de fora para dentro, e trocando várias vezes o pano sujo por um limpo.
3. As manchas devem ser retiradas na hora em que ocorrem, pois saem com mais facilidade. Após os procedimentos iniciais de limpeza, assim que a mancha desaparecer, passe uma esponja ou um pano com água e depois enxugue com um pano seco ou um secador de cabelos, em temperatura média. Quando estiver seco, escove suavemente os pelos da área tratada, para recolocá-los na posição original. Atenção: se o tapete estiver sujo, o ideal é lavar a peça toda; do contrário, a parte recém-lavada ganhará destaque.
4. Opte pelos produtos de limpeza a seco, ideais para eliminar manchas recentes. Eles são eficazes contra gordura, óleo, manteiga e molhos sem corantes. Para obter bons resultados, aplique-os até três horas após a produção da mancha. Espere algumas horas e escove o tapete.
5. Os produtos líquidos para limpeza de tapetes devem ser usados com uma esponja absorvente. Eles são indicados para manchas mais antigas ou difíceis de eliminar.
6. Outra opção é fazer um tratamento suave, aplicando com uma esponja um sabão neutro com algumas gotas de amoníaco. Depois escove e passe o aspirador dos dois lados do tapete.
  Para finalizar, Marcelo Magela faz uma ressalva: mesmo que o tapete não esteja sujo, durante uma faxina, retire-o e deixe-o por algumas horas ao ar livre. Tanto o tapete quanto o piso precisam ‘‘respirar’’.

Imagem ilustrativa da imagem SERVIÇO - LIMPANDO O TAPETE DO JEITO CERTO
Imagem ilustrativa da imagem SERVIÇO - LIMPANDO O TAPETE DO JEITO CERTO
| Foto: Fotos: Shutterstock
Imagem ilustrativa da imagem SERVIÇO - LIMPANDO O TAPETE DO JEITO CERTO