REVESTIMENTO - Vestindo a casa
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de junho de 2011
Erica Shimamura<BR>Reportagem Local
Um dos revestimentos mais antigos da história da humanidade continua como protagonista na hora de decorar ambientes. Neste inverno, os tecidos/tendência são aqueles que apresentam texturas desde as opções com toque mais rústico, como o linho, aos macios e aconchegantes como as lãs tramadas em tricô e os veludos texturizados, explica Claudia Cardoso, da Ambientare.
Misturar texturas de diferentes estilos é opção em projetos de interiores. "Hoje, a combinação não segue mais o estilo certinho. O clássico e o rústico aparecem mesclados, seja em estofados, almofadas ou cortinas", aponta Márcia Andrade Barizon, proprietária da Viva In.
Nas paredes, Claudia recomenda tecidos mais encorpados, que servem também a cabeceiras de camas. "Além de melhorar a acústica, muitos vêm com largura de 2 metros, dispensando emendas", indica.
Entre as novidades estão os veludos feitos de fios de bambu e algodão. De toque macio e brilho discreto, são fabricados no Brasil e bem resistentes, por isso são indicados para revestir estofados.
Na cartela de cores, o tom berinjela se destaca na cartela de tons quentes, e pode ser combinado aos clássicos preto, cinza e marrom, explica Claudia. Detalhes em cítricos também podem aparecer nesta temporada, dependendo do estilo da ambientação.
Desenhos dos anos 1960, grafismos e abstratos, assim como o xadrez pied-de-poule, marcam o inverno 2011, segundo Claudia. "No entanto, as estampas florais, as listras e os desenhos inspirados na natureza são clássicos o ano inteiro".
Fotos: Fernando Cremonez e divulgação