REFORMA - NADA DO QUE ERA ANTES
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de novembro de 2011
Angela Raizer Barbosa<BR>Reportagem Local
O apartamento convencional pedia uma reformulação para atender aos desejos dos proprietários, um casal sem filhos. Projeto pronto e aprovado, os arquitetos Marilda Marchiori e Zeca Repette, de Londrina, deram início à desconstrução. "Derrubar todas as paredes foi essencial para a execução do projeto, que redimensionou a planta para compor dois volumes distintos: a área intima e o espaço social, levando em conta a funcionalidade e a estética da integração", explicam os arquitetos, que também assinam o design dos móveis.
Na ala íntima, as três suítes originais deram lugar a um único quarto, com closet e banheiro. Já a composição do espaço social integra o estar com home theater, jantar, cozinha, escritório e saleta (que eventualmente pode se transformar quarto de hóspedes). Entre os dois blocos, uma providencial estante suspensa no teto por trilhos se desloca para abrir passagem para a área íntima, que fica oculta atrás desse móvel.
O projeto como um todo revela o domínio seguro das proporções e da circulação em meio aos poucos móveis distribuídos nos ambientes. A homogeneidade das cores sóbrias - que transitam entre preto, branco e prata - é permeada pelos tons do dos laminados de pau-ferro e peroba rosa, madeiras nativas que revestem paredes em vários ambientes.
Mesmo totalmente abertos, os ambientes ocultam elementos funcionais como a caixa de distribuição elétrica, que está embutida na imponente coluna no espaço social (que não pode ser removida) e foi revestida de vidro pintado de preto, e as arandelas da suíte, que saem dos nichos ao nível da parede, quando acionadas por controle remoto.
Fotos: Toni Meneghini/divulgação