PROJETO - Casa de solteiro
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de maio de 2011
Erica Shimamura<BR>Reportagem Local
O sonho de ter o próprio canto e deixá-lo exatamente do jeito desejado, sem ter de dar satisfações a ninguém, vem seduzindo muita gente. E hoje o que não faltam são soluções para decorar espaços de quem vive só. Uma das vantagens em optar por esse estilo de vida é poder personalizar todos os ambientes, refletindo o estilo do morador. "Atualmente muitos imóveis são planejados para solteiros. Recebemos várias solicitações com este perfil de cliente", conta o arquiteto Ricardo Makhoul.
Mesmo imóveis antigos são uma boa opção para abrigar pessoas que optaram por morar sozinhas. Apartamentos com três quartos pequenos, por exemplo, podem se transformar em dois, mais um closet. Para o arquiteto Alessandro Cavalcanti, modificar a configuração do imóvel não irá mudar seu valor de mercado. "Antes, as pessoas tinham medo de fazer intervenções por receio de desvalorizá-lo. Porém, não tem como torná-lo mais ou menos valioso, pois o imóvel passa a interessar a outro perfil de comprador", avalia.
Segundo os arquitetos Saulo Szabó e Fernando Oliveira, de São Paulo, os clientes com este perfil geralmente são jovens com idade entre 25 e 35 anos, que buscam mais independência e privacidade. Geralmente, esses moradores costumam receber muito amigos, por isso procuram uma decoração mais moderna e com muita tecnologia. "A sala de estar é um dos ambientes mais valorizados", explicam.
Para os arquitetos, os solteiros buscam apartamentos práticos, com ambientes integrados e móveis funcionais. A cozinha, por exemplo, comumente é aberta para a sala, os armários são menores e o fogão dá lugar ao cooktop. A sala pode exercer quatro funções: estar, jantar, home theater e home office. "Para este perfil de morador, buscamos mesclar a profissão com o hobby, proporcionando ambientes mais descolados e minimalistas", apontam os arquitetos paulistanos.
Fotos: Fernando Cremonez, Carlos Piratininga e divulgação