Qual a primeira coisa em que você pensa quando chega a hora de construir ou reformar sua residência? A escolha do terreno, dos materiais, dos profissionais, o projeto e o planejamento da obra são fundamentais nesse processo.
O que muita gente acaba deixando de lado - e que é essencial para que um imóvel seja seguro e eficiente - é o projeto elétrico. ''Ele prevê as cargas elétricas necessárias para que uma edificação possa funcionar sem riscos e sem consumo excessivo de energia'', explica o engenheiro eletricista Eduardo Ribeiro.
Um projeto elétrico bem elaborado garante economia e principalmente segurança. Além disso, eventuais alterações e reformas podem ser mais bem planejadas pela consulta ao projeto, já que nele serão definidas as quantidades exatas de tomadas a serem instaladas, a localização dos conduítes, a carga de energia e as normas de segurança que as instalações elétricas exigem. ''O projeto precisa prever todas as necessidades presentes e ainda dedicar atenção às novas tendências e equipamentos'', afirma Ribeiro.
Realizado por um engenheiro com habilitação específica, o projeto elétrico deve fazer parte do planejamento de uma obra a partir do instante em que o projeto arquitetônico começa a ser elaborado. ''Isso porque ele necessita estar em sintonia com todos os outros projetos, como o hidráulico, o estrutural e o luminotécnico'', diz o engenheiro.
Como a luz é um fator fundamental de conforto em uma residência, é preciso também encontrar o tipo ideal de iluminação para cada situação. A luminotécnica é capaz de tornar os espaços mais atraentes, harmônicos e sofisticados. ''O projeto luminotécnico é feito segundo o estilo de arquitetura, decoração e a funcionalidade dos ambientes. Normalmente, as pessoas ficam encantadas e preocupadas com a estética e se desligam da iluminação ideal para cada local da casa'', afirma o light designer Joarg Martins Resende, da Ideally Iluminação, de Curitiba.
Um bom projeto precisa compreender a necessidade de todos os espaços, as luminárias e lâmpadas corretas para cada situação e, principalmente, a atmosfera e os cenários que se deseja criar. ''A iluminação correta é capaz de transformar ambientes. Quartos mais aconchegantes, escritórios mais funcionais, garagens mais seguras, salas mais intimistas, academias mais estimulantes, tudo isso é possível com um bom projeto luminotécnico'', comenta Joarg.
Para oferecer conforto, economia de energia e funcionalidade para um projeto, é preciso conhecer o perfil dos moradores da residência, já que a iluminação dos ambientes varia de acordo com a idade dos mesmos, as atividades que eles realizam e as dimensões dos espaços. ''A iluminação nos dá a possibilidade de criar diferentes cenários, destacar ambientes e proporcionar sensações. Esse trabalho fica mais fácil se o profissional identificar o estilo, os desejos e as exigências fundamentais dos moradores'', explica o light designer.


Imagem ilustrativa da imagem PLANEJAMENTO - Casa cheia de luz
A luminotécnica é capaz de tornar os espaços mais atraentes, harmônicos e sofisticados