Cozinhar, hoje, é uma questão de glamour, charme e entretenimento. Na cozinha gourmet utensílios, eletrodomésticos e condimentos saem dos armários e se transformam em objetos de decoração. E há quem se disponha a investir, e muito, nos artigos para o ambiente. Há seis anos a empresária e gastróloga Silvana Montosa investe nos utensílios de cozinha. Silvana exibe orgulhosa as panelas de cerâmica e as de ferro fundido e esmaltado da marca francesa Le Creuset, sinônimo de tradição na alta gastronomia. ‘‘Além de bonitas, elas deixam a comida mais saborosa e saudável porque não precisam de óleo’’, justifica.
  Jogo de facas, que inclui a para desossar, cortar legumes e preparar sushi, espátulas e fôrmas de silicone, maçarico gourmet, mini raladores e uma infinidade de louças de servir que valorizam a apresentação e qualidade da receita equipam o ambiente da empresária. ‘‘Desde que meu filho começou a estudar Gastronomia, em 2006, que me interesso por este universo. Em todas as nossas viagens as visitas a lojas especializadas e restaurantes renomados constam obrigatoriamente no roteiro. Em umas delas ele embarcou com 24 facas na mala. Quase foi preso’’, conta rindo.
  Silvana aguarda para os próximos dias a chegada do sonho de consumo recém-adquirido – um mini forno combinado que assa, frita, grelha, gratina, aquece sem ressecar, cozinha em banho-maria e a vapor, tudo controlado automaticamente e de forma mais rápida que os fornos tradicionais. ‘‘Custou R$ 5 mil, mas assa uma costela em 20 minutos’’, revela. O que justifica tanto investimento? ‘‘Adoro chamar a família e amigos para compartilhar os prazeres de uma boa mesa’’, admite a empresária.
  Outra que resolveu investir nos apetrechos culinários foi a diretora financeira Andrea Boim Dalos Dias. Jogo de panelas Le Creuset, máquina de café, eletrodomésticos em aço inoxidável, churrasqueira a gás e uma batedeira vermelha da marca americana Kitchen Aid foram as últimas aquisições para a cozinha, reformada há dois anos. ‘‘Integrado à copa, o ambiente ficou moderno, funcional e bonito, dando a sensação de querer estar aqui. É um dos espaços mais queridos da casa. Fazemos questão de realizar todas as refeições aqui e até me inscrevi em um curso de culinária para fazer mais bonito na hora de receber’’, diz Andrea.


Fotos: Marcos Zanutto

Imagem ilustrativa da imagem INVESTIMENTO - Cozinha cheia de mimos
A paixão pela culinária motiva a empresária e gastróloga Silvana Montosa a investir em utensílios para a cozinha
Imagem ilustrativa da imagem INVESTIMENTO - Cozinha cheia de mimos
Na coleção estão jogos de facas, espátulas e fôrmas de silicone, maçarico gourmet, mini raladores e uma infinidade de louças para servir que valorizam o prato