A busca por soluções mais rápidas e eficazes na área da construção civil vem aos poucos mostrando que as inovações no setor são bem-vindas quando economizam tempo e evitam desperdício de materiais.
Um exemplo é o sistema de portas prontas, trazido para o Brasil há 10 anos, mas que só agora começa a se tornar conhecido. A vantagem dessa técnica está na agilidade e na praticidade de instalação das portas em comparação com o sistema convencional.
Pelo método tradicional, depois que o vão da porta está pronto, o batente é instalado e chumbado à alvenaria. Ele vai servir de guia para que as paredes sejam rebocadas, explica Rafael de Giovani Netto, proprietário da Casa Acabamentos. Durante o processo, o batente pode umedecer com a água do reboco e estufar. A movimentação do mesmo acaba dificultando a colocação da porta, que precisará ser ajustada para caber no vão. "Outra desvantagem é que pelo sistema convencional o batente pode sofrer com o ‘entra e sai na obra’ e ser danificado, além de correr o risco de ficar manchado durante a finalização do reboco", ressalta Netto.
Pelo novo sistema de colocação, a porta é montada no chão e encaixada junto com o batente no vão de uma só vez. "Não há conflito de etapas. Por isso a velocidade de execução é maior", explica o empresário. O que vai fixar o batente às paredes é uma espuma expansível, aplicada em uma camada de 1,5 cm. Segundo Netto, a porta pode ser feita sob qualquer medida nas diferentes opções de madeira. "O material não muda, é o sistema de instalação que é diferente. A variação é que a porta vem com primer, ficando pronta para receber uma demão de tinta ou ser laqueada, e a madeira do batente e das guarnições é de área de reflorestamento. Com relação ao custo final, não há uma diferença expressiva do sistema convencional", aponta.

Fotos: Fernando Cremonez e Divulgação


Imagem ilustrativa da imagem INOVAÇÃO - Novos sistemas e materiais
Imagem ilustrativa da imagem INOVAÇÃO - Novos sistemas e materiais
Imagem ilustrativa da imagem INOVAÇÃO - Novos sistemas e materiais
Sistema porta pronta: colocação do batente e da porta no Brisas Lago Igapó, da A. Yoshii, é feita de uma só vez, sem conflito de etapas
Imagem ilustrativa da imagem INOVAÇÃO - Novos sistemas e materiais
Parece madeira, mas não é
Novos materiais que substituem a madeira são fabricados cada vez mais resistentes e com aspecto visual agradável. O piso vinílico da coleção Montana, da Scandian, é de fácil instalação e pode ser aplicado sobre piso de concreto e cerâmico. Com várias tonalidades e texturas que lembram madeira, o produto é produzido com 70% de material reciclado e é vendido em réguas. Na Casa Acabamentos, sai por R$ 95 m2 instalado. (E.S.)