Chegar em casa todos os dias e encontrar a decoração de sempre pode se tornar cansativo. E quando o orçamento está apertado, a solução é buscar alternativas rápidas e baratas para inovar. A Futura Tintas, em parceria com as arquitetas Cris Paola e Dani Barella, da BP Arquitetura de São Paulo, acreditam que é possível deixar a decoração mais bonita, agradável e sofisticada sem gastar muito. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
A intenção é decorar sua casa de maneira rápida, prática e elegante? Pintar as paredes é um bom começo. Qualquer ambiente ganha um novo astral com uma pintura renovada. Mudanças nas cores propiciam a sensação de bem estar e elevam a autoestima. A dica é da gerente de marketing da Futura Tintas, Angela Chapper. ''O primeiro passo é identificar a tonalidade que você tenha uma maior afinidade, e depois buscar algumas variações para dar mais vida ao ambiente. Cores vibrantes como Lilás, Tangerina, Sol de Verão; e rosas fortes como Rosa Vida, são algumas das tendências que estão em alta este ano''.
De acordo com as arquitetas Dani Barella e Cris Paola, saber utilizar as cores em favor de cada ambiente é tão importante quanto saber escolhê-las. Se o ambiente for muito pequeno, por exemplo, a recomendação é que se usem tons mais claros, já que os escuros diminuem o espaço. ''Caso haja preferência por cores fortes, as pessoas devem procurar escolher uma só parede para aplicá-la, não esquecendo de que o vermelho causa irritabilidade se for usado em grande quantidade. O preto e o branco em excesso, por sua vez, podem causar até depressão'', destacam as especialistas da BP Arquitetura.
Depois de repaginar as paredes, é hora de deixar a criatividade fluir e priorizar a locomoção no ambiente. ''Alterar uma mesinha de local, trocar o tecido de um sofá que já esta com aparência de muito usado, substituir um quadro ou um tapete. Muitas vezes uma pequena mudança de layout faz a sala parecer maior e mais arejada'', finaliza Dani Barella.


Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - Pinceladas que transformam
Pintura renovada concede um novo astral à casa, favorecendo o bem-estar e elevando a autoestima dos moradores
Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - Pinceladas que transformam
Para quem prefere cores fortes, a orientação é escolher uma só parede para aplicá-las