IDEIA - LISTRAS: DO CLÁSSICO AO MODERNO
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de fevereiro de 2013
Michelle Aligleri <br> Reportagem Local
Papéis de parede, tapetes, móveis, almofadas, colchas e objetos. Tudo isso pode ser listrado - uma tendência na decoração atualmente. Versáteis, as listras podem transmitir várias ideias, tudo depende da forma e do local em que forem utilizadas. De acordo com a arquiteta Elizabeth Fukuda Kakizuko, as listras não cairão de moda tão cedo porque são consideradas curinga na decoração. Apesar de tantos aspectos positivos, este elemento deve ser usado com cautela, já que o exagero pode resultar em ambientes cansativos.
A arquiteta recomenda que a listra seja restrita a um espaço ou objeto do ambiente. ''Se a pessoa optar por usar um papel de parede listrado, não é interessante usar outro elemento com listras no mesmo local. Caso a opção seja por um sofá ou uma poltrona com a estampa, a parede deve ser lisa, para não causar muita poluição visual'', afirma.
As listras podem ter estilo clássico, provençal, contemporâneo. As de cores vivas transmitem jovialidade, já aquelas de tons neutros e terrosos trazem uma sensação de conforto e requinte. A questão é que elas podem se adaptar a qualquer ambiente e, desde que não sejam usadas em exagero, fazem toda a diferença no resultado final.
Para espaços com pé direito baixo, Elizabeth recomenda a utilização das listras na vertical, pois elas dão a impressão de que a parede é mais alta e estreita. ''Já as listras horizontais fazem a parede parecer mais larga e mais baixa'', complementa. Listras na diagonal dão a impressão de movimento, mas são muito pouco usadas porque esta sensação pode desagradar com o passar do tempo.
Para Elizabeth, uma boa opção é usar listras largas e estreitas no mesmo local. ''Fica interessante, transmite a sensação de descontração, principalmente se forem coloridas. Quando as listras são de cores semelhantes deixam o ambiente menos cansativo e também dão a sensação de movimento'', explica. Nos papéis de parede, a arquiteta destaca que uma tendência é usar larguras diferentes, justamente para fugir da simetria.
Para quem gosta dos tapetes listrados, é importante tomar um certo cuidado. A arquiteta ressalta que neste caso o ideal é que o restante do ambiente seja neutro. ''O excesso de listras cansa. Num primeiro momento parece arrojado, mas depois de um tempo se torna cansativo'', orienta.
A utilização de elementos listrados na decoração é interessante mas limita a utilização de outras estampas. Flores, adamascados e outras estampas não devem ser misturadas com listras. ''É complicado este tipo de mistura. Até mesmo as cores que serão utilizadas no ambiente não podem ser muito diferentes das cores da listra'', ressalta.
A arquiteta afirma que a maioria dos clientes opta por usar listras em móveis, tecidos e objetos que possam ser substituídos com o tempo. ''Nos móveis é legal porque dá para usar listrado, laqueado, neutro... é muito mais prático trabalhar com as listras desta forma do que usá-las na cerâmica, por exemplo, que dificulta uma mudança futura'', alerta. Ela acrescenta que a maioria dos clientes opta por uma decoração mais neutra e contemporânea.
Locação: apartamentos decorados da A. Yoshii, Legend, Maison Heritage e Talent Residence







Leia também:
- Tradicionais

