A escolha da cor adequada para a pintura dos ambientes é muito importante. Por meio da escolha da cor adequada, é possível transformar a percepção do tamanho dos ambientes e regular sua luminosidade. A Telhanorte, especialista em construção e reforma, dá dicas de como pintar e oferecer ao ambiente a sensação desejada, de acordo com a sua finalidade.
  As cores não interferem apenas na sensação de espaço, mas transmitem também informações e emoções às pessoas, de forma que, em casa, é necessário combiná-las com o estilo e com a personalidade de seus moradores. Dependendo da cor utilizada, é possível tornar o ambiente mais alegre, mais amplo, mais aconchegante ou mais sóbrio.
  Na hora da escolha do tom ideal, é essencial pensar no ambiente que será pintado e a sua finalidade. O conceito básico da divisão das cores em quentes e frias auxilia na hora da decisão.
  As cores quentes abrangem o vermelho, o laranja, o marrom, o amarelo e suas respectivas combinações. Representam o calor e são psicologicamente dinâmicas e estimulantes, sugerindo vitalidade, alegria, excitação e movimento. As cores quentes são as mais indicadas para quem precisa de mais luminosidade em um ambiente.
  Já as cores frias são representadas pelo azul, verde, violeta e suas combinações. Essas cores produzem um efeito calmante e suave ao ambiente, proporcionando a sensação de conforto e relaxamento.

Mais ou menos espaço
  Para quem deseja ampliar o ambiente, a dica é usar cores claras para ter a sensação de que o espaço é maior. Os tons suaves são mais fáceis de combinar e sempre estão em alta. Pode-se também combinar com cores fortes e alegres, trazendo equilíbrio ao ambiente.
  Já para o ambiente amplo parecer menor, a dica pintar as paredes menores com uma cor mais escura, oferecendo a sensação de conforto e aconchego.

Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - FATOR SENSORIAL
Representadas pelo azul, verde, violeta e suas combinações, as cores frias produzem um efeito calmante e suave ao ambiente, proporcionando a sensação de conforto e relaxamento
Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - FATOR SENSORIAL
Já as cores quentes – vermelho, laranja, marrom, amarelo e suas respectivas combinações – representam o calor e são psicologicamente dinâmicas e estimulantes; são as mais indicadas para quem precisa de mais luminosidade em um ambiente