O uso de cores claras em paredes e móveis possibilita a composição de um ambiente neutro. Esta é a dica de especialistas para quem quer decorar a própria casa sem errar. No entanto, objetos coloridos garantem descontração e favorecem a quebra da monotonia cromática. De acordo com a professora de composição plástica do curso de Arquitetura da UniFil, Lucy Ana Staut, usando as cores nesse arranjo fica difícil errar no ambiente.
Conforme ela, uma dica interessante é optar pelos tons off white nas paredes. ''Acho que o branco neve causa um ofuscamento e um estresse visual. Há uma variedade grande de tons off white que são mais acinzentados e dão mais liberdade para a escolha dos móveis e da decoração'' explica. Ela acrescenta que as cores muito fortes podem causar um certo cansaço.
Apesar das cores neutras serem mais indicadas, nada impede o uso de móveis com cores mais ousadas. ''Misturar móveis pretos com detalhes em amarelo fica muito bom, mas tem que saber usar e o dono da casa precisa estar de acordo. As lacas de várias cores estão sendo muito usadas, mas a ajuda profissional nesses casos é fundamental para garantir uma boa harmonia na casa'', complementa a arquiteta Lucy Ana.
Especialista em projetos residenciais, o arquiteto Marcelo Rosset, de São Paulo (SP), sabe bem como a escolha das cores pode ser determinante para o sucesso da decoração. Segundo ele, os tons claros e neutros ampliam e iluminam os ambientes, além de proporcionar versatilidade na hora de renovar o décor. ''Gosto de colocar as cores em destaque nos ambientes, mas em pequenas proporções, pois desta forma conseguimos um resultado de muito bom gosto e, acima de tudo, confortável para toda a família'', explica o arquiteto.
As cores também podem se destacar em uma das paredes do cômodo, ou até mesmo em detalhes nos revestimentos. Basta usar combinações que tenham a ver com o estilo dos moradores da casa.


Fotos: Divulgação

Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - Cores dão vida à decoração
Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - Cores dão vida à decoração
Móveis com detalhes coloridos, objetos e acessórios, quadros e almofadas em cores vivas, como o vermelho, concedem um toque de sofisticação aos espaços, ensina o arquiteto Marcelo Rosset