Decorar as paredes com quadros confere mais personalidade à casa e deixa o ambiente mais aconchegante, não há como negar. E as opções de molduras e figuras hoje vão além da natureza morta com moldura lisa. Espelhos, efeitos de pintura diferentes na moldura e quadros que são verdadeiras esculturas proporcionam criatividade e novidade aos ambientes da casa.
A aplicação de espelhos nos quadros está muito em alta na decoração. O material é utilizado no passepartout, aquele espaço entre a gravura e a moldura do quadro, que pode ser utilizado de diversas formas. Com espelho no passepartout, o objeto de decoração ganha profundidade e requinte. ''Cai bem com qualquer tipo de gravura'', afirma Denise Michelato Gonçalves, sócia-proprietária da London Decor, em Londrina. O espelho pode ser utilizado também na composição das molduras, fazendo delas próprias verdadeiras obras de arte.
Outra tendência do mundo dos quadros está na moldura em estilo mais rococó com pintura preta laqueada, dando um aspecto mais moderno a um clássico. Unindo a uma gravura mais moderna, o resultado é inusitado e tem estilo. ''O laqueado dá um brilho à moldura, fica bem bonito'', opina Denise.
O uso de fragmentos no lugar de gravuras em quadros também é bem-vinda, principalmente para aqueles que vão ficar em área abertas da casa ou apartamento, como em sacadas, afirma a sócia-proprietária da London Decor. Isso porque, com a ação do tempo, pinturas e pôsteres podem desbotar e perder a cor. Arabescos, pratos e esculturas são exemplos de obras de arte que podem compor um quadro.

Para não errar


O bom senso é o que conta na hora de decorar as paredes da casa, ensina a arquiteta Nathália Montans. Para ela, o principal aspecto que deve ser considerado ao escolher quadros é o estilo, que precisa agradar o morador e, ao mesmo tempo, entrar em sintonia com o restante da decoração da casa.
Não é recomendado, por exemplo, pendurar quadros com moldura vermelha em uma casa com estilo rústico, exemplifica a arquiteta. Desta forma, o morador pode cair no erro do excesso de informações, deixando o ambiente muito pesado. ''São tantas informações que a pessoa não sabe onde olhar.''
Mas, como todo mundo tem em casa um quadro querido que ganhou de um parente ou amigo e que não combina com o resto da casa, a ajuda de um arquiteto pode ser útil. Ele pode ajudar a encontrar uma solução para o dilema, como escolher uma moldura diferente. E pode sugerir mais: ''aproveitar tudo o que tem na sua casa, mas num cômodo diferente'', acrescenta Nathália.
Ela lembra de uma tia, por exemplo, que tinha um quadro com uma oração na parede. Depois de uma reforma na casa, a peça já não se encaixava no estilo do ambiente. Então, ela dividiu a oração em cinco pequenos quadros diferentes com molduras em estilo mais provençal, na cor branca. ''Não deixou de ser a oração que ela queria, mas conseguimos dar um estilo diferente ao quadro.''
Não existe um limite de quadros que podem ser pendurados em cada parede. Trata-se de questão de bom senso e composição. Quanto à altura adequada, o quadro deve ficar na altura dos olhos, com o eixo a um metro e setenta ou um metro e meio do chão. Mas o objeto também pode ficar encostado na parede sobre o amparador ou sobre a cabeceira da cama, quando há espaço para isso.
Em casas com paredes coloridas, é preciso tomar muito cuidado, avisa Nathália Montans. Se a cor ao fundo for um rosa claro, um quadro com moldura branca, mais neutra, é aconselhável. Tons mais claros e neutros, como champagne, bege e amêndoa são mais fáceis de compôr, mesmo quando têm estampa, nos casos de papeis de parede. Mas se a parede for muito colorida, uma moldura monocromática é a indicada, ensina a arquiteta.


Fotos: César Augusto

Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - A arte de pendurar quadros
A escolha do quadro deve levar em conta o gosto do morador, mas a peça deve entrar em sintonia com o restante da decoração da casa
Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - A arte de pendurar quadros
Não existe um limite de quadros que podem ser pendurados em cada parede, basta bom senso
Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - A arte de pendurar quadros
A aplicação de espelhos nos quadros está muito em alta na decoração