Receber a família para um jantar ou um almoço é sempre agradável. Convidar as amigas para um lanche da tarde, regado a quitutes saborosos, boa conversa e risadas, também é prazeroso. Os momentos desfrutados ao lado de pessoas especiais podem ser ainda mais marcantes se a reunião acontecer ao redor de uma mesa bem arrumada. Capricho e carinho são ingredientes essenciais nessas ocasiões. ''Os anfitriões devem demonstrar prazer em receber'', afirma a designer de enxovais Sônia Oliveira, que tem experiência em montagem de mesas.
Segundo ela, a pessoa deve considerar a sua personalidade, suas preferências e costumes no momento de arrumar a mesa para seus convidados. ''Uma mesa bem arrumada não requer necessariamente talheres e louças sofisticadas e um grande investimento financeiro'', observa Sônia, ressaltando que é possível improvisar com os objetos que se tem em casa.
É interessante, no entanto, dispor de algumas peças básicas e objetos em cores e estampas neutras. ''Cores como branco, bege, azul e verde claro harmonizam com diferentes estilos de louças'', exemplifica.
Cada ocasião pede um estilo. A mesa do jantar, por exemplo, deve ser mais refinada e completa. Já o almoço pede mais praticidade e funcionalidade e, portanto, menos itens. O café da manhã e da tarde permitem uma certa descontração. Mas, independentemente da ocasião, é importante considerar algumas instruções para fazer bonito no momento de receber. Os talheres devem seguir a seguinte regra: ''o garfo deve ficar do lado esquerdo do prato e a faca do direito, sempre com o corte virado para o lado de dentro. Na frente, coloca-se o talher da sobremesa'', orienta Sônia.
Para deixar os convidados à vontade, recomenda-se não colocar mais do que três talheres de cada lado do prato: sendo para carne, peixe e aperitivos.
O guardanapo também tem lugar certo. De acordo com a designer, deve ser colocado do lado esquerdo ou em cima do prato. Os copos, por sua vez, devem ser posicionados do lado direito. ''Em um jantar mais formal normalmente tem-se um copo para água, suco ou refrigerante, uma taça para vinho e outra para champangne. E são dois pratos, o menor para a entrada e o maior para o prato principal'', explica.
Vasos de flores, segundo Sônia, conferem sofisticação e demonstram capricho e carinho por parte dos anfitriões. Incluir velas na mesa do jantar também são uma boa pedida. A refeição, quando não for servida por alguém, deve ser colocada em um aparador. ''Não é indicado colocar os recipientes na mesa, especialmente em ocasiões mais formais'', aconselha.
Atualmente, de acordo com Sônia, as pessoas podem ousar e misturar cores. As louças e objetos não precisam seguir os mesmos tons. ''É importante, porém, que haja bom senso e um olhar aguçado para identificar as melhores combinações'' , alerta.
Para a designer, além de arrumar a mesa, o bom anfitrião também deve saber montar uma bandeja de forma adequada. ''É bom ter sempre uma bandeja e alguns itens em mãos para o caso de uma visita rápida'', pontua.
E, ao sentar ao redor de uma mesa bem colocada, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como utilizar os objetos disponíveis. Duas dicas básicas são utilizar os talheres de fora para dentro e colocar o guardanapo de pano no colo durante a refeição. É interessante também buscar informações em sites e revistas para se comportar de maneira adequada em diferentes ocasiões.
Após caprichar na decoração e na organização da mesa, e pensar em uma série de detalhes, é hora de relaxar e se divertir ao som de uma boa música ambiente.


Fotos: Olga Leiria

Imagem ilustrativa da imagem ETIQUETA - A arte de receber
O jantar é uma ocasião que permite requinte. Por isso, a mesa dispõe de um jogo americano de linho de gripper e louças finas. São utilizadas taças para vinho e champagne, além de um copo para água. O pequeno recipiente de vidro traz um pão como sugestão de entrada. Os detalhes ficam por conta do porta-guardanapo, flores e velas, que conferem sofisticação e delicadeza
Imagem ilustrativa da imagem ETIQUETA - A arte de receber
A disposição de alguns objetos seguem regra fixa: os copos ficam do lado direito do prato e o guardanapo do esquerdo ou em cima. Os talheres também merecem cuidado: o garfo deve ficar do lado esquerdo e a faca do direito, sempre com o corte virado para o lado de dentro. Na frente, os talheres da sobremesa
Imagem ilustrativa da imagem ETIQUETA - A arte de receber
Diferentemente do jantar, o almoço pede mais praticidade e funcionalidade e, portanto, menos itens. É importante, no entanto, ter atenção com o posicionamento das louças e objetos. As flores são uma boa pedida para diferentes ocasiões. A utilização de jogos americanos está em alta, conferindo modernidade e requinte na medida certa
Imagem ilustrativa da imagem ETIQUETA - A arte de receber
Para servir bem no caso de uma visita rápida, o anfitrião deve contar com alguns itens para arrumar uma bandeja. É importante colocar uma toalha, preferencialmente feita sob medida, e colocar xícaras de café ou de chá ou copo para suco. É imprescíndivel incluir também um tipo de acompanhamento, como bolacha ou bolo, além de um recipiente com açúcar ou adoçante.
Imagem ilustrativa da imagem ETIQUETA - A arte de receber
Imagem ilustrativa da imagem ETIQUETA - A arte de receber
O café da manhã, assim como o da tarde, permitem uma certa descontração. É Possível investir em cores mais fortes, improvisando com o que se tem em casa.É de suma importância considerar a personalidade, preferências e costumes do anfitrião