Quem não gosta de sentar na frente da TV para assistir um bom filme, seriado ou novela? Depois da escolha certa do sofá, o rack exerce função importante no ambiente da sala, por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher este móvel para compor o ambiente da sua casa.
As conhecidas estantes, grandes e com visual pesado, parecem ter perdido espaço para os racks que, seja de design simples ou não, está cada vez mais funcional.
"Para escolher um rack é preciso levar em consideração, em primeiro lugar, o tamanho da sala. Não adianta colocar um rack alto e profundo, por exemplo, numa sala pequena. Fica desproporcional. Em segundo, o material que, de preferência, deve ser em tons neutros e discretos, sem muitos detalhes, para não atrapalhar a percepção visual do espectador. Materiais como madeira, MDF e laca brilhante são os mais indicados. Se você gostar de cor é possível usar um rack colorido desde que o desenho do mesmo seja com linhas simples mas, lembre-se, cores muito vibrantes podem tornar-se enjoativas", ensina a arquiteta Ana Paula Brunetto.
A altura do móvel é outro fator importante a se atentar. Segundo a arquiteta Roni Nichele Brunetto, ela deve estar relacionada à posição da TV. "O ideal é que o meio da TV fique na altura dos olhos de quem está sentado no sofá", explica ela.
Os racks oferecem as possibilidade de ser apoio de TV´s ou colocá-las na parede. Conforme Ana Paula, a opção do aparelho na parede fica mais bonito visualmente e libera mais espaço, mas, alerta ela, é preciso lembrar que os fios devem ficar escondidos ou embutidos em conduítes dentro da parede ou atrás de um painel fixado na parede ou no móvel.
"Também é possível deixá-la sobre o móvel que deve ter uma abertura para passar o fio e escondê-lo", completa.
Em se tratando de objetos de decoração para esta peça, fica a máxima de que menos é mais. Ana Paula aconselha a não exagerar nos bibelôs colocados sobre ele. "Objetos como livros, pequenas esculturas e uma bandeja com copos e bebidas devem ser o suficiente", aconselha.
Em meio a tantos modelos disponíveis hoje no mercado, as arquitetas lembram que os mais usados são aqueles com um grande nicho em cima e gavetões embaixo, onde podem ser colocados DVD´s, cabos e objetos usados no dia a dia.
"As divisões do móvel, gavetas ou portas dependerão da necessidade do usuário. Respeitando as proporções da sala é possível usar um rack em qualquer tamanho de ambiente. O rack é indispensável, pois serve como suporte para guardar ou apoiar acessórios", comentam elas.

Fotos: Gerson Lima, Marcelo Stammer, Paulo Teotonio, Thomas Aguilera e Divulgação

Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - INDISPENSÁVEL APOIO
A sala de estar projetada pelo escritório Leal Ribas Engenharia e Arquitetura, investiu em tons neutros e no amadeirado para proporcionar conforto e estilo ao ambiente. O rack na cor preta é destaque, trazendo elegância e praticidade na decoração
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - INDISPENSÁVEL APOIO
No projeto do living executado pela arquiteta Carla Kiss, o painel da televisão atrai o olhar com o mosaico de porcelanato irregular que o reveste. O rack surge como um complemento ao décor, servindo de apoio para objetos decorativos e os eletrônicos. O móvel é em uma madeira no mesmo tom da parede e apresenta portas para armazenamento
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - INDISPENSÁVEL APOIO
Uma sala com dois ambientes bem definidos, de um casal jovem com filho recebeu o home theater da Moss Para Casa pelas mãos da arquiteta Priscilla Rispoli. As áreas de refeições e estar, apesar de distintas, receberam um único armário. Com 6,5 metros, o móvel atende todas as necessidades da família, cumprindo as funções de bancada, buffet, guarda-louças, home theater e estante
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - INDISPENSÁVEL APOIO
A madeira escura do móvel Sierra faz uma combinação harmoniosa com as peças em fibra, transformando a sala em um ambiente aconchegante
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - INDISPENSÁVEL APOIO
A partir da proposta de dois painéis laterais, as arquitetas Maira Rossi e Karen Felix utilizaram balizadores verticais com foco indireto, que delimitam o espaço da TV dentro do living integrado. Assim, mesmo com pé direito duplo, o ambiente proporciona aconchego por meio da iluminação cênica e do uso da madeira sutilmente pontuada por tons neutros
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - INDISPENSÁVEL APOIO
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - INDISPENSÁVEL APOIO
Neste espaço o rack suspenso, da Abraccio, reforça a proposta contemporânea da decoração