Tintas, materiais básicos, produtos de hidráulica e elétrica, metais sanitários e revestimentos com descontos de até 80%. Quem não deseja construir, reformar ou redecorar com tamanha economia? Não é à toa que os saldões chamam a atenção nessa época do ano. As promoções estimulam até mesmo quem não estava pensando em mexer na casa. Afinal, é sempre bom dar uma repaginada para começar o ano com ''o pé direito''.
Mas, diante de tanta variedade e bom preço, muitas dúvidas cercam os consumidores. Quais produtos valem a pena adquirir? Como sofisticar a casa com materiais de promoção? O que é indicado armazenar? Para sanar estas e outras dúvidas, a reportagem da Folha visitou a Telhanorte -
rede multiespecialista em construção e reforma - da Avenida Tiradentes, em Londrina, na companhia da arquiteta Nathália Montans (confira o quadro).
''Comprando em saldão é possível economizar significativamente com acabamentos e revestimentos, o que possibilita investir em outras peças que vão conferir sofisticação ao ambiente'', afirma Nathália, calculando que somente com acabamentos é possível economizar cerca de 20%. Ela ressalta que é interessante contar com o acompanhamento de um profissional para fazer as melhores escolhas.
Tratando-se de tintas e massa corrida a arquiteta destaca que podem ser armazenados em locais frescos e secos enquanto estiverem na validade. Mas atenção: ''o produto em lata tem mais durabilidade e conservação do que o que vem em barrica'', observa.
No caso do cimento, deve ser armazenado em um local coberto e com a embalagem fechada. A arquiteta alerta que se o produto for guardado aberto corre o risco de ''endurecer'' e perder a utilidade.
Os pisos frios devem ser mantidos preferencialmente em ambientes cobertos. ''Se o local for aberto, é preciso providenciar uma lona para cobrir o produto. Com isso, ficará mais conservado'', orienta Nathália, ressaltando que não existe um tempo determinado que indique o período em que os pisos podem ficar armazenados. Já a madeira exige maior atenção, pois tem um menor tempo de conservação. ''Não pode, em nenhuma hipótese, ficar descoberta'', destaca.
Se todos os cuidados forem seguidos, é possível aproveitar o saldão para adquirir materiais que não terão uso imediato.

Imagem ilustrativa da imagem É TEMPO DE SALDÃO
O desconto com o azulejo branco, o piso de porcelanato polido e o painel em porcelanato amadeirado gerou uma economia de aproximadamente 40% no projeto da cozinha. Com isso, foi possível investir em um papel de parde mais sofisticado de alto relevo, criando um ambiente aconchegante para o espaço da mesa