Partindo do princípio de que hoje as pessoas querem cada vez mais ambientes com múltiplos usos, a fim de receber amigos com o máximo conforto, o espaço home theater está entre os lugares preferidos em casas e apartamentos.
Assistir programas ou filmes em um ambiente aconchegante, com uma TV adequada, um sofá enorme e confortável, equipamentos de última geração, que hoje unem tecnologia e muita diversão, é a proposta desse espaço.
''O conceito de home theater surgiu nos anos 90 através de uma mudança comportamental chamada 'cooconing', onde as pessoas começaram a permanecer mais tempo em casa e, assim, criou-se a necessidade de se incrementar os espaços de convívio. Outro fator foi a sofisticação dos aparelhos de áudio e vídeo, que antes limitava-se aos televisores e videocassetes'', explica o arquiteto Alessandro Cavalcanti.
Salas de home e TV não são a mesma coisa, porém, segundo o arquiteto Ricardo Makhoul, basicamente o que as diferem são as aparelhagens, sendo o som o item mais importante, com os sistemas 5:1 e 7:1 os mais usuais.
''Estes sistemas referem-se à disposição das caixas de som aliadas ao subwoofer, responsável pelo som grave. Geralmente o sistema 5:1 apresenta três caixas frontais e duas traseiras aliadas ao subwoofer, e a 7:1 mais duas traseiras'', ensina Ricardo.
Os arquitetos lembram que outro item a considerar é o sistema de vídeo, as TVs, em LCD, plasma ou telões, devem prever um distanciamento ideal entre telas e espectadores, conferindo boa visibilidade e nitidez.
''Outro fator importante é a disposição do mobiliário, que garante boa reprodução de som e imagem. Os materiais envolvidos devem privilegiar a absorção de som, por meio do uso de madeira, tapetes, entre outros, como foi o caso deste apartamento, que recebeu um painel que embute uma porta pivotante e auxilia no controle da absorção do som, assim como os tapetes que, além de tudo, sugerem aconchego'', comentam os arquitetos.
Detalhe muito significante, a iluminação precisa de atenção especial. Ela não deve nem ser intensa demais - o que prejudica a nitidez das imagens (sobretudo em telões) - nem muito fraca, que gera acidentes entre os usuários.
''Neste projeto empregamos o uso de cordões de Led e iluminação total aliada a um projeto de automação, o que permite que se crie várias cenas, interagindo a ambientação aos diversos efeitos de luz que um projeto luminotécnico contempla'', detalham.


Imagem ilustrativa da imagem Cinema em casa
| Foto: Fotos ambiente - Ricardo Chicarelli
Hoje os aparelhos de home estão cada vez mais tecnológicos
Imagem ilustrativa da imagem Cinema em casa
Com sofás confortáveis e iluminação própria, home theater se torna o lugar preferido dos moradores
Imagem ilustrativa da imagem Cinema em casa
Home theater Sony BDV-E970W com Blu-ray 3D e tecnologia DLNA, que permite acessar pastas e fazer streming de vídeos, músicas e fotos direto do seu computador
Imagem ilustrativa da imagem Cinema em casa
Home theater Samsung requintado com acabamento de titânio escovado. Possui Blu-ray 3D embalado numa trilha com muita potência, envolvimento e detalhamento em um sitema 7.1 (sete caixas e um subwoofer). Preço médio R$ 5.999
Imagem ilustrativa da imagem Cinema em casa
Home theater LG com Blu-ray 3D, sem fio e com uma estética arrojada. O receptor fica preso à TV e todos os cabos ficam ligados ao transmissor a até 5m de distância
Imagem ilustrativa da imagem Cinema em casa
Home theater Sony BDV-F500 é outro lançamento da Sony e tem preço sugerido de R$ 2.899