CAPA - O MUNDO À SUA CASA
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de maio de 2013
Paula Costa Bonini<br>Reportagem Local 
Espaços dotados de personalidade e estilo, que esbanjam um misto de sofisticação e excentricidade. Assim pode-se resumir o efeito de um ambiente decorado com peças étnicas que, além de transmitir sensações variadas, instiga conhecer diferentes culturas sem ir muito longe. Tudo isso por meio das cores, texturas e artes únicas estampadas em objetos oriundos de diferentes países e que podem ser usados para decorar qualquer espaço.
"A decoração étnica demonstra a cultura dos moradores e consegue mostrar o quanto são 'descolados'. Poder viajar e trazer objetos de outros países é maravilhoso e faz com que as pessoas criem suas próprias histórias", afirma o arquiteto Ricardo Grangera, ressaltando que é possível combinar diferentes estilos desde que haja harmonia entre as peças. "Nada impede de ter um aparador oriental da China ou Indonésia, uma bandeja de pele de bicho e estátuas de animais bem africanos", cita.
Esse tipo de decoração, segundo ele, se encaixa em todos os ambientes da casa, desde a sala de estar até o quarto de hóspedes. "O importante é que o espaço transmita a 'cara' de quem mora no local", observa.
A designer de interiores Kátia Costa destaca a capacidade que a decoração étnica tem de valorizar os projetos. "A atmosfera da cultura milenar e a beleza do oriente envolve a decoração com sofisticação e aconchego", defende.
Ela explica que o próprio cliente muitas vezes solicita o estilo étnico. "Incluímos de peças do mobiliário até adornos. Como destaque estão as linhas de vasos esmaltados vietnamitas e chineses, que encantam com suas infinitas nuances, modelos e tamanhos, além da extrema resistência", pontua.
Para não cometer equívocos, a especialista orienta sempre garimpar peças de qualidade, que sejam originais e exclusivas. "É possível encontrar no mercado uma variedade imensa de peças e mobiliários com preços variados e mais acessíveis. Uma dica é sempre procurar as lojas importadoras, que oferecem descontos que podem chegar em até 50% do valor do produto", sugere.
Na região de Londrina, considera Katia, existem excelentes fornecedores e importadores que oferecem peças exclusivas com preços ótimos, avisa.
O arquiteto Ricardo Grangera ratifica a opinião de Kátia e destaca que o mercado de decoração está muito acessível. Ele pondera, no entanto, que grandes marcas e peças exclusivas sempre serão caras. "Com a globalização, no entanto, tudo é fácil de encontrar. Estamos muito bem assessorados, com ótimas lojas em Londrina, pessoas antenadas nas tendências. Além disso, atualmente a internet dá acesso ao mundo", pontua.
As facilidades fazem com que as pessoas se interessem cada vez mais por objetos de diversas etnias. Grangera destaca, porém, que é preciso tomar alguns cuidados. "Peças grandes precisam ser colocadas em espaços maiores. Já pequenos objetos podem ser utilizados sozinhos ou agrupados. Depende muito de onde e como usar, não acredito em regras e sim na harmonia da mistura entre móveis, objetos de decoração, tecidos e estampas", opina.
Além dos objetos, também é possível investir em almofadas com estampas e bordados orientais e papel de parede plotados com exclusividade com temas também orientais. "É possível incluir ainda tapetes com design diferenciado e sofisticado. É tudo maravilhoso", diz Katia, pontuando que "originalidade e equilíbrio são fundamentais. É importante buscar funcionalidade, combinando estética e conforto, sempre respeitando as particularidades e o estilo dos moradores".
A decoração étnica já está consolidada no mercado. "As pessoas começaram a dar mais atenção a essas peças. O acesso é mais fácil e grandes nomes da arquitetura transitam pelo étnico faz muito tempo", diz a designer de interiores.
Diferentes estilos
A proprietária da loja Sandra Fuganti Presentes e Interiores, Sandra Fuganti, confirma que a procura pela decoração étnica está crescendo. Comercializando peças de diferentes nacionalidades há 25 anos em Londrina, ela garante que o estilo sempre teve mercado, mas que de um tempo para cá as pessoas estão mais voltadas à ele. "É um diferencial que pode ser combinado com outros estilos, como clássico, provençal e contemporâneo", afirma.
As porcelanas tailandesas, nas cores azul e branco, são bastante requisitadas. "As imagens do Buda e relacionadas à ele também estão em alta. No mundo moderno as técnicas de meditação são muito buscadas, o que contribui para aumentar a demanda", justifica Sandra.












