CAPA - Muito além do chuveiro
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Elaine Souza <br> Reportagem Local
Se antigamente o banheiro era um espaço que não ganhava muita atenção de seus moradores, hoje tornou-se importante no projeto e na decoração da casa. Com os anos, ele passou por evoluções interessantes. Seu surgimento, segundo indícios históricos, foi no Império Romano.
Em 1668, popularizou-se dentro das residências europeias. Atualmente, o que se vê em projetos de banheiro é a junção de luxo, modernidade e funcionalidade.
''A tendência maior é as pessoas valorizarem a estética e a funcionalidade da casa como um todo, pois cada vez mais elas se voltam para o convívio maior com a família em seus momentos de folga e utilizam melhor os espaços. Nos banheiros a utilização de duas cubas, dois chuveiros também indicam a praticidade para um casal que trabalha, tem os mesmos compromissos sociais e compartilha a intimidade de uma maneira completa'', diz Lucilene Callegari, da Callegari Arquitetos.
O projeto de um banheiro envolve elementos que precisam fazer uma perfeita combinação, tais como uma boa escolha do revestimentos, pisos amplos e claros, móveis e acessórios com dimensões próprios para o tamanho do espaço, entre outros.
''Tanto nos banheiros, quanto nos lavabos, os erros mais comuns nos projetos são referentes à iluminação inadequada, a escolha de revestimentos e louças sem levar em conta a proporção no ambiente ou na funcionalidade'', explica Jefferson Callegari.
Normalmente, os projetos contemporâneos visam uma linguagem visual limpa, harmoniosa e muito discreta, tanto em banheiros espaçosos ou não. O tamanho é importante, mas mesmo com banheiros cada vez menores em apartamentos mais novos, é possível transformar este espaço em um lugar aconchegante.
''É possível deixar um banheiro pequeno confortável detalhando e estudando a proporção de cada elemento que o compõe, escolhendo a louça certa, a bancada proporcional ao tamanho do mesmo para não comprometer a circulação no ambiente, utilizando revestimentos de cores claras e de formato adequado e um espelho de boa qualidade, bem como um mobiliário funcional e de bom design'', explica Lucilene.
Ambiente cada vez mais valorizado, hoje os cômodos possuem até mais do que o necessário, como duas cubas, dois chuveiros, televisão, cadeiras, tapetes - claro que tudo isso se o espaço permitir.
''Os banheiros antigos eram espaçosos porque eram espaços da família. Hoje a tendência é compartimentar. Suítes minúsculas com banheiros minúsculos. Duas cubas em banheiro eu faço por pedido dos clientes, porque acho uma coisa terrível. Não entendo pra que serve, jamais escovaria os dentes com outra pessoa ao meu lado, acho medonho, prefiro privacidade. Quanto a dois chuveiros, a ideia é criar um pouco de diversão para o casal. Sempre coloco em projetos, mas prefiro uma ducha somente, enorme'', comenta o arquiteto Guilherme Torres.
Para não cair no risco do exagero, os banheiros devem evitar acabamentos que necessitem de muita dedicação para sua manutenção e, sendo um ambiente úmido, cuidados, como por exemplo a colagem de materiais e sua resistência à água, precisam de atenção.
Grandes ou pequenos, conter nas cores é sempre uma boa opção. As básicas são sempre mais indicadas, mas nada impede de investir em detalhes em tons vivos e alegres. ''Isso depende, eu por exemplo, adoro ousar'', destaca Torres.
''Nos banheiros sempre recomendo usar tons neutros, reservando a cor mais vibrante ou textura diferenciadas para os acessórios que podem ser mais facilmente atualizados seguindo novas tendências'', detalha Jefferson.
Charmosas, luxuosas e imponentes, as banheiras são escolhas que seguem em alta. Modernas ou resgatadas de tendências que fizeram sucesso anos atrás - caso do estilo vintage - elas fazem a diferença.
''Na grande maioria dos nossos projetos a banheira ainda é solicitada e acredito que valha a pena investir nela, mas também há os clientes que priorizam um banheiro bem equipado com cuba dupla, chuveiro duplo e preferem investir num belo spa integrado à piscina e varanda gourmet para aproveitar com toda a família ao invés da banheira somente para o casal'', diz Lucilene.
Se a intenção é apostar nesse elemento apenas pensando em valorizar o ambiente, Guilherme não recomenda: ''Isso não existe. Se a pessoa curtir banheira, com certeza deve investir, caso contrário, não''.
Ponto de extrema importância no projeto de banheiro, a iluminação deve ser muito bem pensanda, principalmente se não houver outra fonte de luz ou apenas uma pequena janela como ponto de ar.
''No banheiro é necessário a preocupação com a iluminação adequada e eficiente para as várias funções executadas nos mesmos: maquiagem, barbear, depilação - utilizando tipos de lâmpadas que não modifiquem cores, não façam sombra, tanto pelo tipo quanto pela localização já previstas em projeto previamente'', explica Jefferson.
Lavabo: tamanho não é documento
Eles já não são mais sem graça como antigamente. O conceito de lavabo mudou e, mesmo sendo um espaço pequeno, é possível fazer dele um ambiente bonito e interessante.
Espaço usado por visitas, o lavabo é propício para ousadias. ''Uma iluminação mais cênica, já que não é tão importante a funcionalidade de um banheiro, onde a pessoa se maquia, faz a barba, se depila etc. Uso de papel de parede, já que é um ambiente menos úmido, bancadas com mistura de materiais, vidro, mármore bruto, madeira (inclusive no piso)'', destaca Lucilene.
As tendências são várias, mas segundo Guilherme Torres, em seus projetos ele opta por um ambiente que acompanhe o estilo da decoração da casa. ''Prefiro todos os espaços dentro do mesmo conceito''.