O uso de tapetes na decoração é primordial. Além de embelezarem, deixam os espaços mais confortáveis e receptivos. A essas funções, se somam ainda uma seleção de outros ‘truques’, tais como aquecer a casa no inverno, delimitar espaços e diminuir ruídos.
  A peça pode, sim, ser usada em qualquer ambiente da casa. ‘‘Não há uma regra a seguir, mas um bom tapete é necessidade em qualquer sala. Usamos o tapete para dar acabamento ao ambiente, delimitar e muitas vezes esconder elementos que não queremos mostrar, como um defeito no piso, ou algum ralo em um lavabo’’, diz Carolina Sakuno, da CF Arquitetura.
  Para o bom resultado final, na hora de escolher o tapete é preciso levar em conta alguns detalhes. Segundo o arquiteto Fausto Cintra, também da CF Arquitetura, se o ambiente é mais neutro, vale usar um tapete mais colorido, sendo que o contrário, também é válido. ‘‘Em um ambiente com peças mais marcantes e com muita cor, o tapete neutro equilibra e acalma o espaço’’, completa ele.
  Outra dica importante, segundo os arquitetos, diz respeito aos formatos. Em diversos tamanhos e formas, eles são permitidos, mas sempre tendo bom-senso na hora da compra. ‘‘Hoje em dia pode-se fazer um tapete com o formato que quiser: quadrado, retangular, redondo. Cada um deve encaixar na proposta do ambiente. Mas não dá para colocar um tapete redondo em uma proposta de sala retangular, onde metade da sala ficaria sem tapete. Não há nada que estrague mais um ambiente do que um tapete sem proporção’’, ensina Carolina.
  Além de muitas cores e padrões, os materiais oferecidos hoje no mercado vêm de encontro à praticidade e ao nível financeiro de cada um. ‘‘Há muita coisa moderna no mercado. Os materiais sintéticos, que são antialérgicos, laváveis e possuem uma gama de cores, espessuras e formatos’’, informa Carolina.
  Outro detalhe importante que cabe colocar sobre o assunto, esclarece Fausto, é o fato de ainda muitas pessoas acharem que é necessário abolir o uso dos tapetes em casas de pessoas alérgicas.
  ‘‘É um dos pensamentos mais errôneos. Tapetes podem sim estar nessas residências. Atualmente há uma infinidade de tapetes antialérgicos, que inclusive são laváveis e permitem limpeza constante sem danificar o produto. O mesmo cuidado em aspirar sua casa, você terá com o tapete. Esses tapetes, inclusive, auxiliam na retirada da poeira do ambiente. A poeira que repousa sobre o tapete é muito mais facilmente retirada com o uso do aspirador de pó’’.

Cuidados com a limpeza
  A manutenção periódica fará com que o tapete permaneça bonito por mais tempo na decoração, além de aumentar sua durabilidade. A conservação das peças varia conforme a composição do produto e indicação do fabricante. ‘‘Materiais sintéticos permitem lavagem constante e aspiração, já tapetes feitos com materiais naturais não podem ser lavados e em muitos casos a manutenção deve ser feita em lojas especializadas’’, recomenda Carolina.

Fotos: Anderson Coelho, César Augusto e CF Arquitetura/Divulgação


Imagem ilustrativa da imagem CAPA - Indispensáveis na decoração
O uso de tapetes ganha papel de destaque na decoração; embelezam e deixam os espaços mais confortáveis e receptivos
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - Indispensáveis na decoração
Modelos mais coloridos combinam melhor com ambientes neutros, assim como os espaços cheios de color pedem tapetes neutros
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - Indispensáveis na decoração
Mesmo com a variedade de tons, muitos têm medo de ousar e na hora da compra acabam optando pelos tons pastel