CAPA - Estampas em evidência
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Erica Shimamura<BR>Reportagem Local
Os azulejos migraram da cozinha e do banheiro para outros espaços da casa. Hoje revestem as paredes de salas, quartos, halls, home theaters e aparecem aplicados até em móveis, como mesas e bancadas, por exemplo.
A evolução dos desenhos contribui para dar uma revitalizada no material. Em algumas misturas ousadas, as pecinhas coloridas chegam a formar belos patchwoks.
Para a arquiteta Carla Dichy, de São Paulo, a grande vantagem dos azulejos é sua manutenção, principalmente por ser uma superfície fácil de limpar. Para usá-lo de uma maneira contemporânea, a arquiteta diz que tudo vai depender do contexto entre móveis e revestimentos, porém, os desenhos geométricos são os mais indicados para alcançar esee resultado.
Para quem não sabe, existem diferenças entre azulejos e ladrilhos hidráulicos. Carine Canavesi, da Pavão Revestimentos, esclarece a questão. "O azulejo é uma peça feita de cerâmica. Primeiro, ele vai ao forno sem a estampa, depois é aplicado o decalque e a peça vai novamente ao forno a uma temperatura de 900° Celsius, etapa em que a estampa se funde ao azulejo. A peça pronta dura no mínimo 20 anos sem perder a cor. Já o ladrilho hidráulico é feito de cimento. Uma massa com pigmento é colocada primeiro na fôrma com as dimensões desejadas da peça. Em seguida, é colocado o cimento puro. O ladrilho hidráulico fica mais grosso que o azulejo", assinala.