Os dias de clima quente chegaram e, com eles, a vontade de ficar ao ar livre, na varanda, no jardim, à beira da piscina. Para tornar esses momentos de deleite e relaxamento ainda mais agradáveis, os jardins são peça fundamental em qualquer casa. E a época de primavera e verão também é a mais indicada para o plantio.
Segundo o paisagista Carlos , da PlanArt, o clima quente facilita a recuperação das plantas recém plantadas. ''Em toda planta, as raízes são cortadas para facilitar o transporte, e elas se desenvolvem mais rapidamente no calor. Mas é preciso haver o plantio rápido, porque as altas temperaturas danificam mais fácil as plantas quando elas estão fora da terra'', explica.
Outra dica do especialista para quem tem o desejo de dar up no jardim por conta própria, é escolher plantas que não morrem tão facilmente, o que evita a necessidade de trocas constantes. ''As folhagens e espécies rasteiras geralmente são plantas perenes, que não morrem. Já espécies que são mais caracterizadas por flores tendem a não durar muito'', afirma.
E se as plantas serão colocadas próximas às construções e sistemas estruturais, como encanamentos e tubulações elétricas, é importante pensar nas raízes das espécies mais altas e robustas. ''As plantas maiores são fundamentais para dar verticalidade às composições, mas algumas têm raízes que são muito duras e podem causar estragos na construção. A família das palmeiras são sempre boas opções nesses casos, porque são espécies de raíz mais mole, mais maleável'', diz.
Carlos lembra também da necessidade de integrar o paisagismo à arquitetura da casa. ''Uma casa muito clássica, por exemplo, não vai ficar muito bom colocar um jardim com estilo tropical, assim como uma construção moderna não aceita bem jardins muito rebuscados. É preciso ter bom senso na escolha das espécies e em sua combinação'', lembra.
Outra dica é comprar plantas mais altas para colocar atrás e menores para a frente, mesmo que elas sejam iguais. Isso favorece a observação do jardim. Mesmo que as plantas cresçam, essa diferença de tamanho vai permanecer, garantindo uma harmonia visual melhor.''


Fotos: César Augusto

Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
As palmeiras imperiais na frente da residência iniciam o visitante no clima tropical do paisagismo
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
Na área da piscina, mais palmeiras
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
Orquídea-bambu, clúsias e helicônias levam até a porta de entrada
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
Para as orquídeas, que precisam de sombra, o paisagista escolheu um canto da casa que funciona quase como um jardim de inverno
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
Nesta residência, o paisagista optou por um jardim em clima árido, caracterizado pelo frondoso butiá à direita e o dasilirium à esquerda
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
Para suportar o calor da beira da piscina, a planta escolhida foi o agave (à dir.), típico do deserto mexicano
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
O rabo-de-gato e a estrelicia-lansa dão colorido ao jardim da piscina
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
As palmeiras cica formam o caminho da escada que liga a piscina à area interna, enquanto que a areca bambu (esq.) oferece privacidade
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
O butiá na frente da residência ajuda a criar unidade com a casa e a residência vizinha (citada anteriormente) - do irmão do prorpietário. Em condomínios sem muros laterais, a ideia funciona bem
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
Imagem ilustrativa da imagem CAPA - De volta ao Éden
Para o jardim de inverno, plantas que resistem ao sol e a ambientes fechados
mockup