CAPA - Charme que aquece
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Elaine Souza <br> Reportagem Local
A lareira pode ser considerada um dos aparatos arquitetônicos mais antigos da humanidade, já que nos primórdios as pessoas já tinham o costume de se aquecer ao redor de um fogo.
Anos e anos depois, as lareiras passaram a compor com muito estilo a decoração das casas, ocupando posição de destaque nos mais diferentes projetos, e o local preferido nos dias de frio, já que tornam-se espaço de encontro com a família e amigos para um bate-papo, acompanhado ou não de um bom vinho, chocolate quente, cobertorzinho...
Não importa o modelo. Das tradicionais de alvenaria às mais modernas, como as elétricas, a gás ou ecológicas, as lareiras são capazes de valorizar um imóvel e repaginar o ambiente.
''A lareira pode ser colocada em vários ambientes. Nos surpreende muito o número de clientes que pedem projetos que incluem lareira. Há os que não abrem mão da convencional. Eles querem ouvir o barulhinho da madeira queimando. Como existem também os clientes mais práticos, que não querem ter trabalho e optam pela elétrica, a gás ou a biolareira'', explica Nádia Diniz da A3 Arquitetura.
A primeira decisão a ser tomada quando se pretende instalar uma lareira é escolher o tipo. A lareira a lenha é a mais tradicional e conhecida. Seu aquecimento se dá por irradiação de calor, com a queima da madeira e é instalada em local com sistema de exaustão e chaminé.
A lareira elétrica, como já sugere o nome, funciona à base de energia elétrica. Ela possui uma hélice giratória que empurra o ar contra uma resistência elétrica aquecida e pode ser instalada em qualquer ambiente que possua um ponto de energia.
Tendo o álcool 92,8 graus ou compostos similares como combustível, a biolareira aquece o ambiente com uma chama que é resultado da queima do álcool, colocado na câmara de combustão. Além de não poluir, é moderna, tem autonomia de até cinco horas e pode ser instalada em áreas ventiladas e até ambientes externos.
O modelo a gás funciona com gás natural ou de botijão GLP e é vendida como kit que vem com chaminé, nicho de válvula e queimadores. O combustível chega sob pressão por meio de uma rede de dutos que precisa ser instalada. Pode ser fixada em qualquer lugar com chaminé.
''Nenhuma lareira e churrasqueira pode voltar fumaça. Não basta só um desenho e uma produção de qualidade, é preciso ter uma mão de obra muito boa'', lembra o arquiteto Elcio Mello, também da A3 Arquitetura.
Qualquer decoração, segundo Nádia, combina com um ambiente com lareira. Geralmente aposta-se em poltronas ao redor, já que, como salienta a arquiteta, a área aquecida por uma lareira é de cinco metros quadrados. Quanto ao fator valor, varia de projeto para projeto.
''Lareiras são neutras, combinam com o que você colocar. As mais modernas ficam ótimas com uma decoração mais contemporânea. O modelo convencional, com uma decoração rústica, em um ambiente de campo, é perfeito'', completa Elcio.
Fotos: Anderson Coelho, César Augusto, Marcos