Imagem ilustrativa da imagem Bom momento para reformas
| Foto: Foto: Shutterstock


Muitas pessoas esperam o fim do ano para realizar a tão desejada reforma no lar, pois existem inúmeros fatores que contribuem positivamente para isso, como por exemplo, o recebimento do 13º salário, a preparação das festividades de Natal e Réveillon, as férias. Além disso, tipicamente, é o momento do ano em que dificilmente chove, ideal também para as reformas em ambientes externos.
O arquiteto César Augusto Pasquini, consultor da Telhanorte, dá dicas que ajudem você a realizar suas reformas sem estresse e com planejamento.

1- Prioridade nos reparos das instalações básicas: Inicialmente, é necessário delimitar o tipo de reforma que será realizada. As estruturas básicas da casa, como a parte hidráulica e elétrica, são prioridades neste momento. Deixar esta tarefa para o fim da reforma poderá danificar tudo o que foi feito e atrasar a conclusão da obra. Após o reparo das instalações básicas, ficará mais fácil realizar mudanças no acabamento, como a troca de pisos, revestimentos ou uma nova pintura.

2- Mão de obra: A presença de profissionais qualificados e de confiança para realizar o serviço é essencial para que a reforma tenha o resultado esperado. Negociar o preço fechado do serviço é uma boa medida para garantir que a obra seja concluída no período estipulado e evitar possíveis desentendimentos e surpresas financeiras que extrapolem o orçamento.

3- Materiais de construção: Alinhar custo x benefício na hora de escolher os materiais de construção é uma tarefa comum quando se planeja uma reforma. A escolha pelo produto é muito importante para evitar complicações e dores de cabeça no futuro. "Em média, uma família realiza apena duas grandes reformas na vida. Para dar longevidade à reforma realizada, vale a pena investir em produtos de qualidade", enfatiza César. Também convém levar em consideração se o material se adéqua às metragens do espaço e se está em sinergia com a decoração.

4- Orçamentos e cálculos de materiais: Outro ponto importante a ser considerado na reforma é o cálculo da metragem e a quantidade de produtos, que serão utilizados. Para evitar o desperdício e o gasto desnecessário, vale contar com a ajuda do pedreiro ou do profissional responsável pela obra para elaborar a lista de materiais e realizar a metragem do espaço que passará por reforma. Hoje em dia, também já é possível obter a quantidade específica de materiais de construção utilizados na obra por meio de aplicativos, que ajudam o consumidor a calcular, por exemplo, a quantidade necessária de pisos, revestimentos e tintas. No site da Telhanorte é possível realizar todos estes cálculos, com nível de detalhe técnico (http://www.telhanorte.com.br/calculadoras).