Imagem ilustrativa da imagem ARQUITETANDO - Obras de arte: como usá-las na decoração?


O termo "obra de arte" é muito amplo. Pode ser uma tela, uma escultura ou uma peça com função prática. Pode ter sido adquirida em um antiquário, galeria ou até mesmo ter sido feita por uma pessoa da família. Olhando por essa ótica, todos os ambientes aceitam obras de arte, até mesmo os banheiros, por que não? Vivemos em uma época em que criatividade é a ordem do dia.
Consideradas a "cereja do bolo" da decoração, são capazes de conferir elegância e sofisticação aos ambientes. Por isso, é importante pensar em espaços especiais para elas. Para que a decoração se complete, sempre procuramos uma peça que complemente o uso do espaço. Pode ser uma paisagem, um tema abstrato ou uma composição fotográfica.
Não há contraindicação para o uso de obras de arte, mas é importante observar o tamanho e a linguagem das peças, ou seja, uma gravura maior, por exemplo, ficará melhor se colocada sozinha em uma parede. O mesmo vale para uma bela escultura. Quando escolher fotos, use só fotos em uma parede; se forem gravuras, só gravuras; e assim sucessivamente. O importante é escolher a que se quer dar destaque. Quanto mais misturadas, mais "concorrência" entre uma e outra.
Também devemos pensar em proporção, equilíbrio e harmonia. Uma parede grande ficará em desequilíbrio se colocarmos uma tela pequena. Parecerá "perdida", deslocada. O mesmo acontece se instalarmos uma tela imensa em cima de um sofá pequeno. Vai parecer que a tela é muito grande ou que o sofá é menor do que realmente é.
Dicas práticas:
- Usar uma parede apenas para fotos de família é uma opção de bom gosto, porém, ficam mais adequadas em salas íntimas, quartos e espaços de circulação, por terem uma conotação mais pessoal.
- Esculturas e telas combinam mais com estar social e hall de entrada. Aqui, enquadram-se esculturas, pinturas abstratas, gravuras computadorizadas, paisagens, animais, tribais, entre outras. Enfim, sempre haverá um tema que melhor combine com o seu ambiente.

Cristiane Maciel - Arquiteta - ([email protected])