Imagem ilustrativa da imagem ARQUITETANDO - Como decorar corredores?


Em uma residência, é importante aproveitar todos os espaços para torná-los mais funcionais, com referências que remetam aos gostos e estilos de cada morador. No caso de corredor, não é porque é um lugar de passagem que este espaço não merece atenção. Existem soluções criativas que podem trazer charme a este local, muitas vezes esquecido. Um ponto a favor deste espaço é que, com a pouca permanência, pode-se abusar de elementos coloridos.
A utilização de materiais que ampliam o ambiente, como espelhos e papéis de parede em tons suaves, são ótimas opções, inclusive mais econômicas e de rápida execução.
Interessante também é a utilização de quadros com fotos de família, já que é um ambiente mais íntimo, podendo preencher as paredes com momentos marcantes de seus moradores. Lembrando que é sempre importante observar algumas regras. Caso o corredor seja estreito, é mais indicado uso de pisos claros, iluminação pontual e cores neutras nas paredes, para dar a sensação de amplitude.
Se o corredor for amplo, é possível colocar armários para guardar roupas de cama e banho, balcões, e até criar um espaço de trabalho, com escrivaninha ou bancada e uma poltrona ou cadeira, e ainda vasos decorativos e esculturas, desde que não prejudiquem a circulação. Em caso de pé-direito alto (como o projeto da foto), pode-se rebaixar o teto com gesso e embutir a iluminação, porém, o rebaixamento não é indicado em casos de pé-direito com altura padrão.
Luminárias embutidas nas paredes próximas ao piso tornam o corredor mais intimista. Telas e fotos podem ser valorizadas com spots direcionados para as peças.
O piso também merece atenção, mas depende do gosto dos moradores. Alguns preferem um visual mais clean, com destaque apenas na cor do piso; outros optam pelo uso de passadeiras tradicionais ou coloridas.

Gisele Busmayer, designer de interiores
([email protected])