Além dos tecidos, outra opção capaz de conferir vida e sofisticar os ambientes - que vem sendo cada vez mais utilizada - são os papéis de parede. Com estampas, texturas e cores variadas, decoram e embelezam salas, quartos, escritórios e até mesmo banheiros, seja de espaços residenciais ou corporativos.
''Os papéis de parede são ótimas soluções para ambientes que precisam de charme, aconchego e sofisticação'', afirma a arquiteta Bárbara Côrtes, de Londrina. Ela garante que todos os espaços podem receber o acabamento, uma vez que o mercado já oferece papéis emborrachados e bastante resistentes, além de opções em alto relevo e com efeito em terceira dimensão. Cabe ao consumidor recorrer ao bom gosto e à criatividade para fazer as escolhas certas. Uma dica é considerar a finalidade do ambiente.
A arquiteta ressalta que é preciso tomar mais cuidado quando o espaço for de grande fluxo de pessoas, como os comerciais. ''Nesses casos é necessário investir nas paredes que valorizam mais o ambiente, além de se preocupar com as cores, texturas e com a durabilidade do material'', aconselha, destacando que uma boa opção são os papéis com acabamento emborrachado.
A instalação é outro ponto importante. ''É preciso utilizar colas e técnicas especiais. Alguns papéis podem rasgar se forem molhados em excesso e, por isso, a cola deve ser aplicada de forma adequada'', salienta a arquiteta, que indica sempre procurar uma empresa especializada para a instalação.
No que diz respeito ao tamanho da aplicação, Bárbara afirma que para isso não existem regras. O papel de parede pode ser colocado em faixas, quadros, na parede toda, em balcões curvos, no teto, mobiliário. Tudo depende da criatvidade, pois trata-se de um material muito versátil.
Uma vez colocado, o papel pode até ser retirado, mas será necessário lixar e pintar a parede novamente.

Cores

As cores são capazes de suscitar diversas sensações e sentimentos, tanto positivos quanto negativos. Por isso, é de suma importância escolhê-las bem. ''As cores têm efeito sobre o comportamento das pessoas'', diz a arquiteta Bárbara Côrtes. Ela cita os papéis de parede aplicados na casa do Big Brother Brasil, que são coloridos e muito desenhados - inclusive nos quartos -, justamente para os participantes não relaxarem completamente, permanecendo sempre agitados.
Na vida ''real'', no entanto, a escolha deve ser bem diferente. Para estimular a tranquilidade, os quartos devem contar com cores neutras e estampas pequenas. ''Deve-se escolher um papel que não ficará cansativo com o tempo. Já salas e ambientes sociais permitem mais ousadia, especialmente em locais de pouca permanência de pessoas'', ressalta.
Tratando-se de ambientes relacionados à alimentação a dica é investir em cores quentes, como o vermelho e o amarelo.


Fotos: Ronaldo Rufino/Divulgação

Imagem ilustrativa da imagem A sofisticação dos papéis de parede
Salas e ambientes sociais, especialmente os de pouca permanência de pessoas, permitem maior ousadia de cores, texturas e estampas
Imagem ilustrativa da imagem A sofisticação dos papéis de parede
Paredes de qualquer ambiente, inclusive do banheiro, podem ser revestidas com o acabamento. O mercado oferece opções emborrachadas e bastante resistentes
Imagem ilustrativa da imagem A sofisticação dos papéis de parede
Para estimular a tranquilidade, é interessante que os quartos contem com papéis de parede de cores neutras e estampas pequenas
Imagem ilustrativa da imagem A sofisticação dos papéis de parede
Os papéis de parede conferem sofisticação e aconchego aos espaços residenciais e corporativos. É preciso recorrer ao bom gosto e à criatividade para fazer as escolhas certas