Samuka Lopes
A BMW também quer uma fatia do segmento que mais cresce no mundo: o de utilitários-esportivos. Para isso já alinhou o seu produto na primeira fila. Trata-se do modelo X5, cujas vendas no mercado norte-americano tiveram início no mês de dezembro do ano passado. A empresa está de olho tambémno filão do Mercosul.
Por isso o lançamento do primeiro utilitário-esportivo da marca foi realizado no início desta semana em Foz do Iguaçu, para a imprensa brasileira (segunda-feira) e Argentina (na quarta). O diretor de marketing da montadora de origem alemã, Thomas Viehweg – que será promovido para coordenar os trabalhos da área para o mercado latino-americano –, explica que o novo produto também tem como objetivo renovar a imagem da marca.
De Acordo com Viehweg, apenas 100 unidades estão destinadas aos clientes brasileiros neste ano. ‘‘Acreditamos que vamos vender mais unidades da versão topo de linha’’.
Apesar das lojas da rede no Brasil já contarem com unidades para demonstração, as entregas só terão início no mês de agosto. Dá pra imaginar a correria que os potenciais clientes de alto poder aquisitivo farão nas lojas.
Mas o sonho se tornará realidade para poucos. O veículo será disponibilizado em duas opções de motor: um V8 de 4.4 litros capaz de gerar 286 cv de força; e um seis cilindros em linha com 3.0 litros e capacidade para produzir 231 cv. O detalhe está no preço. O primeiro automóvel não sai da loja por menos de R$ 199 mil – sem contar seguro e IPVA. A versão mais em conta tem preço público sugerido de R$ 159 mil.
A empresa afirma que seu produto irá criar um novo padrão de desempenho, dirigibilidade, segurança e conforto para a categoria no Brasil. A Folha Carro & Cia avaliou três unidades do modelo por ruas e estradas asfaltadas e de terra, além de vencer rampas e trilhas com um rodar macio e confortável, bastante superior aos concorrentes – leia se Jeep Grand Cherokee, Land Rover Discovery e Mercedes-Benz ML, todos com preço acima de R$ 130 mil.
Thomas Viehweg estima que ‘‘60% dos futuros compradores do X5 já são clientes da BMW no País. São consumidores que têm ou já tiveram recentemente um automóvel da marca. Os demais 40% são proprietários de outros modelos do segmento que deverão trocá-los pelo X5’’.
O presidente da BMW do Brasil, Rudolf Niesner-Schefnacker, conta que ‘‘como um típico BMW, o X5 foi criado com o mais alto nível de esportividade e refinamento. Em todos os tipos de piso, o X5 transmite uma nova dimensão em dirigir. Com este modelo, a BMW dá prosseguimento à sua estratégia mundial de diversificar sua linha de produtos e ingressar em novos nichos’’.
O veículo é equipado com moderna tração integral e também está repleto de inovações e recursos tecnológicos ainda não presentes nos demais modelos da categoria.
Um dos diferencias tecnolológicos apontados como destaque pelos engenheiros da marca são as suspensões independentes – os demais veículos da categoria utilizam eixo rígido –, além de um enorme leque de sistemas eletrônicos que garantem a segurança e a dirigibilidade do BMW X5 em qualquer condição de piso.Novo modelo produzido nos EUA está nas lojas da marca mas as entregas só começam no mês de agosto
As vendas do X5 já começaram na rede BMW, mas as entregas só terão início no mês de agosto. A versão com motor 4.4 custará R$ 199 mil e a de 2.0 litros R$ 159 milDuas opções de motor estarão disponíveis: um V8 de 4.4 litros e potência de 286 cv e um seis cilindros em linha com capacidade de gerar 231 cvO veículo é equipado com moderna tração integral, com suspensões independentesO X5 apresenta um enorme leque de sistema eletrônicos que permitem segurança e dirigibilidadeOs sistemas eletrônicos garantem segurança em descidas íngremes e frenagens em curvasUma evolução da reduzida é o HDC, que controla a velocidade nas ladeiras