Curitiba - A Volvo Truck Corporation (VTC) deve começar, em 2009, a produção em série de sete veículos híbridos, que usam combustível alternativo. A iniciativa torna a empresa a primeira fabricante de caminhões com emissão zero de dióxido de carbono (CO2). Vinte e cinco protótipos serão montados este ano. Parte deles, já está em circulação, mas, por enquanto, somente em solo europeu. Os testes iniciados há um ano e meio demonstraram que, além da neutralidade na emissão de CO2, é possível reduzir em até 35% o consumo de combustível nos caminhões e de 25% nos ônibus.
  O gerente de Planejamento de Produto da Volvo Powertrain – sediada na Suécia –, Anders Kellstron, explicou que estão sendo testados sete combustíveis renováveis: biodiesel, diesel sintético, metanol/etanol, dimetiléter (DME), hidrogênio, biogás, biogás + diesel e hidrogênio + biogás. ‘‘Não é uma solução de curto prazo, mas com tudo isso podemos contribuir para reduzir as emissões, particularmente, na combinação com os híbridos’’, apontou. Ele adiantou que a tecnologia híbrida está sendo testada, também, em um modelo de escavadeira e de trator. ‘‘Não queremos dizer que seja o fim da era dos motores diesel, mas da evolução desses motores’’, complementou Kellstron.
  De acordo com o diretor de Assuntos Ambientais da Volvo Truck, Lars Martensson, a empresa continua concentrando esforços para atender as normas européias de emissão de poluentes. A meta é atingir 99% de redução de enxofre (NOx), até 2010, e de 50% na emissão de CO2, até 2020. Os investimentos feitos, entre 2001 e 2005, já resultaram na redução de 20% na emissão de CO2 e de 37% no consumo de combustível, assegurou ele.
  Os executivos da Volvo ainda não sabem responder quando a tecnologia dos veículos ‘‘ambientalmente corretos’’ chegará ao Brasil. Também não adiantaram a que preços os caminhões neutros em CO2 deverão ser comercializados no mercado europeu. Martensson disse, apenas, que um veículo movido a biocombustível – DME e metanol são suas apostas – se paga com a economia de diesel em um prazo de três anos.
  As soluções da Volvo para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis e reduzir a emissão de gases foram apresentadas em um seminário internacional dirigido à imprensa realizado, esta semana, no Rio de Janeiro.
A jornalista viajou a convite da Volvo

mockup