Maigue Gueths
De Curitiba
A Volvo do Brasil apresentou, quinta-feira, em Curitiba, o primeiro ônibus brasileiro com piso baixo, com altura semelhante a de um automóvel, de apenas 30 centímetros do solo. Além de o embarque ser feito a cerca de 15 cm acima da guia do meio-fio e da calçada, o novo moldelo não tem degraus nas duas portas centrais, o que permite fácil embarque de usuários com cadeira de rodas, muletas ou com carrinho de bebê. Outra vantagem do modelo é o preço, de R$ 170 mil, apenas 10% acima do custo dos ônibus convencionais.
Segundo o diretor da Divisão de Marketing de Ônibus da Volvo, Oswaldo Schmitt, sistemas semelhantes já são usados nos Estados Unidos e Europa, mostrando uma tendência mundial em se oferecer um transporte coletivo mais eficiente e confortável, estimulando as pessoas a deixarem de usar seus carros nos centros, melhorando o fluxo do trânsito, o nível de poluição e a segurança dos usuários.
A Prefeitura de Curitiba mostrou interesse em utilizar os B7R Piso Baixo em linhas onde não existem estações tubos e ligeirinhos. O modelo também está sendo lançado em Belo Horizonte (MG), cidade pioneira no Brasil a exigir este tipo de ônibus. Além da capital mineira, na América do Sul, só Buenos Aires (Argentina), adotou a obrigatoriedade desse tipo de ônibus. A expectativa é de que a Amérioca do Sul compre mil unidades neste ano. Já o mercado brasileiro pode absorver cerca de 300 ônibus, não necessariamente da Volvo, já que a tendência é de que outras empresas passem a fabricar modelos semelhantes.
Construído a partir do chassi do ônibus B7R, o B7R Piso Baixo tem mais de 60% de nacionalização de componentes e sua produção em série começa dentro de 90 dias. A Volvo investiu US$ 12 milhões no desenvolvimento do novo ônibus, sendo US$ 10 mi na criação do B7R, um modelo de coletivo com mais potência e conforto e R$ 2 milhões na adequação do piso baixo.
Características O ônibus tem capacidade para 18 toneladas, podendo transportar 65 a 100 passageiros, conforme o ‘‘layout’’ escolhido pelo transportador. O número de assentos também varia entre 32 a 42 de acordo com o desenho interno. Há ainda dois lugares para deficientes em cadeiras de rodas. Uma inovação do modelo é a possibilidade de se colocar até duas portas do lado esquerdo e até três do lado direito, possibilitando o embarque dos dois lados.